Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Você conhece a emissão de títulos de crédito eletrônico no agronegócio?

Article-Você conhece a emissão de títulos de crédito eletrônico no agronegócio?

Voc conhece a emisso de ttulos de crdito eletrnico no agronegcio.jpg
Advogado Antonio Carlos de Oliveira Freitas traz luzes aos problemas envolvendo títulos de crédito, plataformas eletrônicas, direito registrário, proteção de dados, com seus impactos nos custos de transação

“O título de crédito eletrônico é igual aos outros, mas o meio pelo qual ele é emitido e circula é na plataforma eletrônica; emitido eletrônico. É um título nato digital. Nasce e circula completamente no ambiente eletrônico”, explica o advogado Antonio Carlos de Oliveira Freitas ressaltando que ele difere do título de crédito escritural, sendo, inclusive mais rápida.

De acordo com Freitas, se antes demorava-se até 80 dias para obter a resposta de um título como a Cédula de Produto Rural (CPR) – título típico do agronegócio -, atualmente chega-se a no máximo cinco dias.  “Antes tinha que ir pessoalmente até propriedade para encontrar o produtor, que às vezes estava em outra fazenda. Havia desencontro, era necessário remarcar”, comenta o advogado.

Vale lembrar, no entanto, que ainda é necessário analisar documentos impressos para obtenção do título de crédito. E com a “Lei do Agro” que entra em vigor em primeiro de janeiro de 2021, será necessário levar a CPR até as centrais de escrituração, além disso elas passam a ser um ativo financeiro (aquele que pode ser negociado no mercado financeiro e de capitais).

Ainda de acordo com Freitas, há necessidade de mudança da mentalidade cartorária para um modelo eletrônico lastreado em novas tecnologias, o que conferira maior segurança e agilidade na celebração de negócios com todos os envolvimentos no complexo agroindustrial.

Conteúdo criado pela equipe da Agrishow, clique aqui para acessar o artigo original.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar