Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Utilização de novas tecnologias no terceiro setor

Utilização de novas tecnologias no terceiro setor (2).jpg
Assim como acontece com as empresas privadas, as novas tecnologias são de grande importância para o terceiro setor. Saiba mais!

A utilização das novas tecnologias no terceiro setor já é uma realidade. Esse é um movimento natural, tendo em vista que as ONGs, fundações e entidades precisam se modernizar para seguir operando e conquistar êxito em suas operações.

Aline Mara Gumz Eberspacher é doutora em Sociologia e professora da graduação em Serviço Social da Uninter. Ela tem bastante experiência na área, tendo desenvolvido uma pesquisa comparativa entre as organizações do terceiro setor no Brasil e na França.

A especialista conversou conosco e trouxe interessantes opiniões sobre a utilização da internet e de  novas tecnologias no terceiro setor. Confira, a seguir!

O papel das novas tecnologias no terceiro setor

Questionada sobre o papel das novas tecnologias no terceiro setor, Eberspacher disse que, primeiramente, é preciso termos clareza sobre o que esse termo representa.

Em suas palavras: “O chamado terceiro setor é um espaço, um núcleo de organizações que atuam dentro do mercado capitalista, sem ter como objetivo prioritário a lucratividade.” 

Ela prossegue: “Essas entidades são conhecidas como Organização Não Governamental (ONG). Significa que as instituições do terceiro setor são uma interação entre o primeiro setor (Estado) e o segundo setor (mercado)”.

A professora também explica que, a princípio, o terceiro setor surge de uma associação de pessoas que buscam o bem comum e procuram oferecer algo para a sociedade, em áreas como lazer, saúde, educação, cultura, entre outros.

Entretanto, para conseguirem sobreviver, as ONGs buscam parcerias com organizações do primeiro e do segundo setor. É nesse sentido que as novas tecnologias têm um papel importante.

Eberspacher explica: “Dentro desse contexto, observa-se a importância da tecnologia para a sobrevivência das ONGs, pois elas atuam no mercado e devem estar conectadas às inovações e às demandas dele”.

E complementa: “Elas trabalham com parceiros, demandando recursos e verbas. Esse processo ocorre através do uso de recursos tecnológicos. Do mesmo modo que devem prestar contas para os seus parceiros, de como é utilizado o recurso adquirido”.

Vantagens do uso da tecnologia no terceiro setor

Na visão de Eberspacher, as novas tecnologias proporcionam muitas vantagens para o terceiro setor. Entre elas, a professora destaca:

  • a divulgação do serviço, atividade ou produto;
  • a divulgação das ações realizadas;
  • a transparência na utilização dos recursos;
  • a captação de recursos por meio de parceiros e licitações; e
  • uma boa comunicação com os parceiros e usuários.

Formas de uso das novas tecnologias no terceiro setor

Eberspacher ressalta que, apesar das organizações do terceiro setor estarem em uma categoria diferente, elas são atores sociais dentro do mercado, e sua sobrevivência depende da adaptação às regras dele. 

Assim sendo, as formas como as novas tecnologias são utilizadas no terceiro não diferem muito do que é visto nas empresas privadas.

“O uso de sistemas de informação integrados para gerenciar contas, pessoas e resultados é muito útil.  Destaca-se ainda o uso das mídias sociais, que permite a divulgação das atividades realizadas”, exemplifica a doutora em Sociologia.

As novas tecnologias no terceiro setor certamente contribuem muito para o desenvolvimento dessas instituições, que prestam serviços importantes à população.

Veja agora o Papel das novas tecnologias na gestão urbana baixando o white paper abaixo gratuitamente:

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Futurecom lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar