Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Por que sua fábrica precisa de robôs móveis?

robos moveis para fabricas.jpg
Robôs móveis autônomos podem se inserir nos fluxos de manufatura já existentes e ajudar a automatizar a logística da fábrica e os processos fabris

Para plantas industriais que sofrem com a logística interna, robôs móveis podem ajudar a estruturas o fluxo de bens e matérias-primas em todo o espaço. Novos desenvolvimentos vindos das indústrias de tecnologia e robótica – como robôs colaborativos, dispositivos equipados com internet das coisas (IoT) e máquinas com Inteligência Artificial focadas em algoritmos – tornaram os robôs móveis mais práticos do que nunca.

Esses robôs autônomos se movem ao longo de todo o chão de fábrica, tipicamente independentes e sem limitações, para performar tarefas específicas. Nos últimos anos, eles se tornaram uma ferramenta indispensável para plantas industriais que queiram automatizar o trabalho sem mudar completamente os processos existentes.

Acompanhe a seguir porque os robôs móveis valem o investimento – e veja como indústrias de todos os segmentos podem se beneficiar do seu uso.

Os principais benefícios dos robôs móveis

O benefício mais significativo de um robô móvel – especialmente quando comparado com robôs industriais convencionais – é a flexibilidade da tecnologia. Em muitos casos, robôs móveis podem ser incluídos no fluxo de trabalho existente sem grandes mudanças ou rearranjos significativos do chão de fábrica.

Pela mesma razão, esses robôs móveis também podem ser um recurso significativo quando houver a necessidade de trocar de prédios. Robôs móveis não são parafusados no lugar e frequentemente são facilmente programáveis para um novo espaço de trabalho. Com resultado, eles não são nem de longe tão caros de mudar quanto um robô de fábrica convencional, que precisaria ser cuidadosamente removido e reinstalado antes de poder ser utilizado em uma nova localização.

Novas tecnologias de IA também tornam esse tipo de robô mais capacitado a trabalhar sem intervenção ou orientação humana. Embora treinamento sejam necessários, esses robôs frequentemente podem ser utilizados sem grandes mudanças no fluxo de trabalho existente.

Diversos robôs móveis também são colaborativos por padrão. Eles contam com sistemas de segurança que ajudam a evitar pessoas, reduzir a velocidade em áreas de grande tráfego e a prevenir colisões com obstáculos no chão de fábrica. Essa tecnologia ajuda a diminuir os riscos de acidentes que robôs maiores e mais pesados podem gerar.

Esses robôs também podem tornar os colaboradores mais seguros ao lidar com tarefas que sejam sujas, maçantes ou perigosas. Com o tempo, o uso de robôs móveis pode ajudar a reduzir acidentes e proteger os demais colaboradores de ameaças como tarefas que possam gerar lesões de esforço repetido ou exposição constante a substâncias tóxicas aos seres humanos.

Esses robôs e plataformas robóticas podem, em certos casos, serem integrados com outras tecnologias da fábrica, como ferramentas de análise com IA e sensores com IoT. Na prática, isso pode ajudar as fábricas a otimizarem suas operações ao mesmo tempo em que também expandem as funcionalidades dos robôs. 

IndustryTodayrobôs móveis para a indústria.png

Robôs Móveis Autônomos: aplicações práticas

No setor de manufatura, os donos de fábrica frequentemente utilizam robôs móveis para ajudar no fluxo de produção da logística interna. Isso torna os princípios do lean manufacturing mais práticos, ao mesmo tempo que libera colaboradores para executarem outras tarefas no chão de fábrica.

Os robôs móveis podem ser equipados com equipamentos como braços de robô, garfos de pallet ou correias transportadoras. Eles podem se encaixar facilmente em processos existentes e manipular a maioria das matérias-primas, independentemente do método ou forma de armazenamento.

Quando combinados com sensores de IoT ou similares, os gerentes industriais também podem ganhar uma visão em tempo real de como os materiais se movem pela fábrica. Ao longo do tempo, isso pode ajudar a identificar gargalos no fluxo de trabalho e permitir a otimização do movimento de materiais no chão de fábrica.

A mesma tecnologia pode também permitir acesso e controle remoto desses robôs, permitindo que supervisores rapidamente troquem a ação do robô móvel de uma tarefa para outra, conforme necessário.

O potencial de aplicações desses robôs deve se expandir ainda mais no futuro. O mercado estima que a indústria irá crescer ao equivalente a $54.1 bilhões em 2023, em comparativo com um valor de apenas 18.7 bilhões em 2018. Conforme o mercado cresce, os desenvolvedores também se tornam mais propensos a experimentar com novas aplicações para tecnologias existentes. Esses robôs podem ser tornar cada vez mais úteis em fluxos de trabalho mais nichados ou altamente específicos da indústria.

Integração segura de robôs móveis no fluxo de trabalho industrial

Ao mesmo tempo que robôs móveis são frequentemente mais seguros que robôs convencionais, eles podem representar riscos significativos e que devem ser considerados pelos gestores fabris. Gerentes e supervisores que estejam considerando adotar a tecnologia de robôs móveis devem seguir alguns passos para garantir que a integração dessa tecnologia irá acontecer sem problemas.

Antes de robôs serem inseridos no posto de trabalho, supervisores e profissionais devem ser treinados sobre como trabalhar de forma segura perto desses equipamentos. Um treinamento efetivo deve incluir informações sobre os potenciais riscos desses robôs, os recursos de segurança que eles têm e as melhores práticas para ter em mente ao trabalhar com eles.

Líderes das indústrias de robótica também recomendam que os próprios donos de fábricas se familiarizem com as leis e padrões de segurança relevantes antes de decidirem por qualquer solução em particular. Seguir esses padrões vai assegurar que a empresa integra os robôs móveis de um modo que não coloque os colaboradores em risco.

Mudanças simples no layout industrial e na sinalização também podem ajudar a aumentar a segurança coletiva. Por exemplo, algumas plantas fabris usam fita, tinta ou adesivos para criar pistas separadas para robôs móveis e colaboradores humanos.

Como robôs móveis podem simplificar a manufatura

Novos robôs móveis podem oferecer grandes benefícios por indústrias que queiram simplificar as operações de suas plantas. Esses robôs, desenvolvidos para trabalhar de forma segura no chão de fábrica, com intervenção humana mínima, podem ajudar gestores industriais a simplificar o movimento de materiais ao longo da fábrica.


* Conteúdo original de Emily Newton para o IndustryToday. Traduzido pela equipe A Voz da Indústria.

TAG: Indústria
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar