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Open Health: pacientes apontam a necessidade de compartilhamento de informações entre instituições de saúde

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Pesquisa realizada pela Axway destaca ainda a visão dos pacientes sobre segurança das informações e acesso aos dados de saúde

A Axway (Euronext: AXW.PA), empresa focada em integração B2B, gestão de API  e MFT , anunciou sua recente pesquisa no Brasil sobre Open Health. Os avanços neste movimento são o novo tema da pesquisa sobre Open Everything, realizada pela Axway desde 2021: foi abordado o impacto gerado pela tecnologia sobre a interoperabilidade entre os sistemas utilizados em clínicas e hospitais, além da colaboração entre stakeholders como médicos, planos de saúde, laboratórios e farmácia para um tratamento integral dos pacientes, permitindo que o compartilhamento de suas informações médicas aconteça com facilidade e segurança.

Na pesquisa, 44% dos respondentes confiam que seus dados de saúde estão protegidos contra hackers, seguidos de 30% que afirmam não ter certeza e de 25% que não confiam. Além disso, 55% afirmam que preencheriam formulários médicos on-line ou em aplicativos, desde que saibam que são seguros, a fim de evitar a repetição no preenchimento a cada atendimento.

Falando do acesso a registros digitais de saúde, como exames de imagem e de laboratório e registros de vacinação, 47% disseram ter acesso adequado, mas 45% acreditam que poderiam ter mais. Nesse sentido, 56% acham que os provedores de saúde deveriam compartilhar informações entre si para que todos tenham as informações mais coesas e atualizadas sobre os pacientes. O compartilhamento do histórico médico entre os profissionais de saúde diferentes também foi abordado pela pesquisa, com 49% afirmando que nem sempre o compartilhamento do histórico médico entre profissionais de saúde é fácil.

Sobre o controle de quem tem acesso às informações de saúde, 46% acham que não têm controle sobre quem as vê. Em relação ao atendimento na farmácia, 45% classificam que o tempo de espera é bom, mas 43% acreditam que poderia melhorar, pois às vezes têm problemas.

Ao responderem sobre autorizações prévias, 59% afirmam que atrasos já afetaram a qualidade do atendimento. Dentre as maneiras que os afetaram, quase 52% disseram que eles mesmos ou um membro da família ficaram com dor por mais tempo por não conseguirem o atendimento rapidamente, 40% relataram estresse excessivo causado pelo atraso e 32% que o quadro de saúde piorou por conta da espera.

O uso de aplicativos de saúde ou de plataformas on-line, como monitores de frequência cardíaca, de fertilidade e provedores de desconto em medicamentos prescritos já é adotado pela maioria, 56% dos respondentes. A maioria também afirma confiar na segurança das plataformas de saúde, com 69% que continuaram a usar um ou mais serviços digitais de saúde, sem preocupações com segurança ou privacidade. Por fim, a confiança nos serviços de saúde oferecido por healthtechs e medtechs ainda divide opiniões: 37% confiam tanto nelas como em organizações tradicionais de saúde, 36% menos e 26% mais.

Metodologia da pesquisa

Os dados trazidos fazem parte da Pesquisa Open Everything Strategy 2022, conduzida em setembro de 2023, com 1.011 entrevistados brasileiros acima de 18 anos.

Conteúdo original do Portal Saúde Business, clique aqui para acessar o artigo.

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