A importância da visão de longo prazo dos gestores da indústria

A importância da visão de longo prazo dos gestores da indústria.jpg
É preciso estar atento às diferentes tendências da transformação digital, pesquisando e testando eventuais ferramentas tecnológicas.

Vanguardista e responsável por uma considerável porcentagem da economia nacional, a indústria tem um papel central na implementação da digitalização, e é justamente por isso que a visão dos gestores do segmento é tão importante.

Para entender mais sobre a importância da visão dos gestores neste processo de transformação digital, conversamos com Victor Sellmer, diretor de vendas e marketing da ODATA, empresa especializada em data centers e conectividade. 

Vamos conferir as opiniões de nosso convidado sobre o assunto? Continue lendo para saber mais!

O papel dos gestores da indústria na transformação digital de longo prazo  

Um dos primeiros passos para se entender como aplicar a transformação digital na indústria é entender no que ela consiste, como estar atento às suas constantes mudanças e que decisões tomar visando o futuro competitivo da empresa.

“É preciso que os líderes de todos os departamentos estejam atentos às mudanças do setor e em como podem melhorar seus processos. Novos recursos surgem todos os dias, o que temos que fazer é analisar e entender qual cabe mais ao nosso negócio. Mas para conseguirmos incorporar e melhorar os processos e colher os ganhos/otimizações através das novas tecnologias, o pilar fundamental (como para qualquer segmento) é a mão de obra qualificada”, aponta Sellmer.

Complementando sua visão, o especialista da ODATA dá um exemplo da própria indústria de tecnologia para mostrar como, mesmo com o avanço constante da digitalização dos processos, ainda faltam incentivos de capacitação para que os profissionais do mercado possam colaborar ainda mais com a transformação digital.

“Na indústria de tecnologia, principalmente, estamos passando por um momento em que a demanda é muito superior à oferta de profissionais. Por esse motivo, para suportar o crescimento de forma sustentável, estamos trabalhando no desenvolvimento do time focando no longo prazo, recrutando e formando os profissionais desde o início de sua vida profissional e propondo uma jornada de desenvolvimento para o crescimento das carreiras”, exemplifica.

Os benefícios da transformação digital na indústria  

Sabemos que a transformação digital tem trazido benefícios sistemáticos ao nosso cotidiano, das funções em nosso smartphone aos gadgets que utilizamos cada vez mais em nossas casas, passando por tantos outros processos, é notório que tal avanço tecnológico tem oferecido cada vez mais vantagens para a sociedade.

Nos setores profissionais, estas mudanças são ainda mais visíveis, e justamente por isso é preciso que os gestores estejam preparados para pesquisar, absorver, compreender e aplicar a transformação digital com suas equipes. 

Citando algumas dessas vantagens, Sellmer destaca fatores como “a digitalização dos processos e o aperfeiçoamento das atividades com foco na eficiência operacional.” 

De acordo com o diretor da ODATA, “A ideia é diminuir custos desnecessários, interligar diferentes etapas, ganhar escala e aumentar a receita. A tecnologia faz parte do dia a dia de cada atividade de uma indústria e traz diversas ferramentas que facilitam a vida dos colaboradores.”

Ainda nesta linha, Sellmer aponta algumas maneiras nas quais essa transformação digital gera impactos positivos na indústria, o que traz um melhor funcionamento das operações diárias, colaborando com a redução de custos, aumento da oferta de empregos e melhores produtos e serviços para o consumidor final.

Ele explica: “O uso da nuvem e de serviços de suporte remoto – como Smart Hands e Remote Hands, Inteligência Artificial, Colocation – são pontos da tecnologia que ajudam a otimizar processos e fazem parte da transformação digital das empresas.”

Como se preparar para o futuro da transformação digital na indústria?

Como vimos, é preciso estar atento às diferentes tendências da transformação digital, pesquisando e testando eventuais ferramentas tecnológicas que se adequem às características únicas de cada setor e empresa. 

Porém, há alguns passos essenciais para gestores que querem estar preparados. Para Sellmer, um deles é que o profissional “esteja sempre atualizado a novos produtos e acompanhando a evolução da tecnologia, como em: robotização, Internet das Coisas (IoT), 5G, segurança digital e Big Data Analytics, entre outros.”

Nosso convidado conclui citando um conselho importante para que os gestores da indústria mantenham-se atentos às novidades da inovação, ao mesmo tempo em que coordenam sua produção atual de forma eficiente. O importante é seguir olhando para a frente, evitando “perder o fio da meada” nos rumos profissionais.

“O mercado é muito dinâmico e muda a cada dia. Sempre tem uma novidade, um novo serviço que pode facilitar o cotidiano da sua empresa. Se você ficar desatento e muito focado apenas no seu trabalho, pode perder o que está acontecendo ao redor. Buscar entender o que está sendo lançado e atualizado e se antenar nas notícias dos setores são fatores essenciais”, completa ele.

Se você gostou deste artigo, leia também nosso conteúdo sobre Ataques cibernéticos: como sua indústria pode se proteger?

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar