Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Implementação da realidade aumentada na educação

Implementação da realidade aumentada na educação (2).jpg
O uso da realidade aumentada está entre as principais tendências para a área educacional. Leia mais neste artigo!

Para engajar os estudantes, os professores contemporâneos precisam apostar em recursos interessantes, que vão além das metodologias tradicionais da sala de aula. 

O uso da realidade aumentada na educação é uma proposta instigante e que proporciona uma imensa gama de possibilidades.

Buscando compreender mais sobre como essa tecnologia funciona na área educacional, fomos atrás de ouvir quem entende do assunto. 

Conversamos com o Luciano Frontino de Medeiros, que é professor do programa de pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.

Medeiros é graduado em Administração, mestre em Informática, doutor em Engenharia do Conhecimento e pós-doutor em Inteligência Artificial. 

Veja, a seguir, as contribuições que ele nos trouxe sobre o uso da realidade aumentada na educação.

O conceito de realidade aumentada

A realidade aumentada pode ser definida como a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico, por meio de um dispositivo, como um smartphone ou tablet.

Medeiros exemplifica: “A um motor de combustão em funcionamento, podem ser sobrepostas imagens em tempo real do funcionamento dos seus componentes internos. Pessoas podem ter informações adicionadas de suas páginas ou redes sociais ao lado das suas imagens”, observa.

Ele continua: “Prédios e construções que ainda não existem podem ter o projeto simulado em 3D sobreposto sobre o futuro local. Ao para-brisas dos carros pode ser projetada a continuidade das estradas, indicando curvas e problemas na pista. Em uma cirurgia, médicos podem ter sobrepostas, as imagens do paciente e uma simulação dos órgãos que deverão ser operados”.

O professor também explica que, para usar a realidade aumentada, o dispositivo precisa ter uma tela transparente, para que o usuário veja, ao mesmo tempo, o mundo físico à sua frente e as imagens da simulação. 

Ele conta ainda que, no futuro, espera-se que existam vidros especiais para realidade aumentada nas casas, nos prédios, nos óculos e nas lentes de contato. Assim, será ainda mais fácil e comum termos acesso às simulações.

Aplicações da realidade aumentada na educação

O uso da realidade aumentada na educação pode ser realizado de diversas formas. Assim sendo, os professores precisam ser criativos para buscar aplicações e recursos desse tipo que podem ser utilizados, de acordo com a disciplina em que ministram aulas.

Medeiros traz alguns exemplos de aplicações: “A realidade aumentada pode estar presente em laboratórios de diversas áreas, com a agregação de conhecimentos sendo mostrada ao lado dos experimentos sendo efetuados”, diz.

Ele completa: “Museus onde as informações sobre as obras são apresentadas à medida que as pessoas fazem a visitação. Livros com os personagens das histórias se desdobrando numa simulação sobre as páginas. Aulas em ambiente externo, como parques ou jardins, poderão ser enriquecidas com vários objetos e conhecimentos sobre plantas, irrigação do solo, dentre outros elementos”. 

Vale lembrar que a realidade aumentada pode ser utilizada em todos os níveis da educação, desde a pré-escola até a pós-graduação.

Benefícios da realidade aumentada para a educação

De acordo com Medeiros, as instituições de ensino que aplicarem a realidade aumentada aos seus programas educacionais proporcionarão diversas vantagens ao aprendizado dos alunos. 

“Os benefícios são inúmeros. Escolas dotadas de equipamentos de realidade aumentada terão propostas pedagógicas que permitirão aos alunos a experiência pessoal do aprendizado por simulação”, analisa ele.

“O nível de interatividade com os objetos relacionados com a aprendizagem também aumenta significativamente, tendendo a ser mais efetiva a retenção dos conhecimentos. Professores e alunos poderão ver e interagir com objetos virtuais sobrepostos à realidade física, ambientados em várias áreas do conhecimento tais como matemática, ciências e linguagem”, comenta o professor.

Para professores e empreendedores da área, conhecer e compreender as aplicações da realidade aumentada na educação é muito relevante. 

Afinal, é necessário estar sempre se modernizando para se destacar e proporcionar o conhecimento de forma efetiva para os alunos.

Continue aprendendo sobre o tema baixando gratuitamente nosso material que fala sobre os benefícios do Big Data e da Transformação Digital na educação!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Futurecom lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar