As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não param de evoluir. Assim como acontece em outras áreas, tais recursos possibilitam uma escola mais conectada.
A tendência é que, com a implementação da tecnologia 5G na educação, mais recursos possam ser adicionados nas aulas presenciais e a distância, como o uso da realidade aumentada e dos recursos multimídia em 3D, por exemplo.
Pensando em ouvir a realidade de quem vivencia as salas de aula e prepara os docentes para trabalhar em um novo modelo de escola conectada, o Futurecom Digital conversou com a professora Cleoleine Mariano Santana.
Ela é licenciada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia. Atualmente, atua como tutora e professora de cursos de graduação e pós-graduação na área pedagógica, no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).
Confira em nossa conversa!
Na sua opinião, quais são os benefícios das escolas conectadas para as próximas gerações?
Cleoleine Mariano Santana: “As novas tecnologias trazem grandes benefícios para os acadêmicos, um mundo conectado de aprendizagem e saberes atualizados, em que os alunos têm acesso a uma infinidade de conteúdos e recursos.
Pensando assim, a escola deve ser e ter esse campo de saberes amplamente conectado para favorecer seus aprendizes. De tal modo, eles terão melhor aproveitamento nas atividades acadêmicas.”
Você acredita que as novas tecnologias facilitam o ensino a distância? Como isso acontece?
Cleoleine Mariano Santana: “A tecnologia contribui com a interatividade por conta do fazer ativo que ela proporciona na aprendizagem.
O ensino a distância é uma realidade absolutamente rica e indispensável, pois ela torna o aluno responsável pela sua própria história e pela sua própria construção do conhecimento.
Nesse contexto, o professor assume um papel de mediador, que coloca os alunos em contato com os materiais didáticos, como textos, vídeos, objetos de aprendizagem, entre outros, que são preparados pela equipe especializada interna da escola ou universidade.”
Você acredita que a tecnologia contribui para que a educação seja mais acessível a todos?
Cleoleine Mariano Santana: “Infelizmente não, pois essa ainda não é a realidade dos acadêmicos que moram nos interiores das cidades.
Muitos ainda não têm acesso à internet e muito menos a aparelhos que possam garantir tal proeza.”
De que maneira você acredita que os professores e gestores escolares poderão usar os recursos proporcionados pelo 5G na educação para melhorar o ensino e engajar os estudantes?
Cleoleine Mariano Santana: “As disciplinas, bem como as áreas de conhecimentos são instrumentos riquíssimos para agregar novos saberes.
Jogos eletrônicos, aplicativos, slides… Enfim, são vários recursos que podem ser explorados e que garantem a aprendizagem e o engajamento dos estudantes.”
Na visão de Cleoleine Santana, a internet 5G deverá impulsionar ainda mais a escola conectada. Por isso, é importante que educadores e gestores se familiarizem com o tema.
Para começar, você pode baixar o nosso material sobre integração tecnológica no ensino. Nele, traçamos um panorama do mercado educacional nos tempos atuais, bem como verificamos as tendências para o futuro. Boa leitura!
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