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As diretrizes da nova Política Nacional de Educação Digital

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Recém decretada, a nova PNED promete trazer avanços para a educação digital no país. Leia em nossa entrevista com Kleber Canuto, professor e Head do Sirius Lab.

Decretada em 11 de janeiro de 2023, a lei Nº 14.533 institui oficialmente a Política Nacional de Educação Digital (PNED). 

A medida visa “potencializar os padrões e incrementar os resultados das políticas públicas relacionadas ao acesso da população brasileira a recursos, ferramentas e práticas digitais, com prioridade para as populações mais vulneráveis.”

Conversamos com Kleber Canuto, PhD em Estratégia e Organizações, Head do Sirius Lab e professor da Faculdade Sirius, para entendermos mais sobre como a PNED irá incentivar a educação digital no país.

Confira abaixo as visões do especialista sobre a nova lei!

Quais são os principais pontos da política de educação digital? 

Kleber Canuto: “Diferentemente das outras revoluções industriais vividas por nossa sociedade, a atual que possui como drivers tecnológicos a conectividade, Computação em Nuvem, Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial afeta não somente atividades operacionais e a dinâmica competitiva das organizações modernas, mas também impacta as diferentes classes de profissionais altamente especializados. 

Em outras palavras, diferentemente de revoluções tecnológicas anteriores onde ocupações de trabalho mais ‘braçais’ eram substituídas por máquinas, nessa revolução estamos falando de ocupações de trabalho que demandaram anos de formação técnica intelectual que estão sendo substituídas por ‘robôs’ cada vez mais inteligentes. 

A PL 4513/20 é um marco legal importante para o Brasil, pois passamos a tornar o ensino das habilidades técnicas e humanas mais fundamentais dentro deste contexto digital como uma política de estado. 

Segundo algumas projeções econômicas, a cada R$ 1 investido na economia digital, o retorno é 7x maior do que na economia tradicional.

Dentre os principais eixos da PNED podemos destacar:

Inclusão digital: 

Tornar acessível a tecnologia a todos os diferentes grupos populacionais do Brasil, isso por sua vez, não somente o estado pode fornecer melhores serviços digitais aos seus cidadãos como pode tornar a própria sociedade muito mais produtiva economicamente;

Educação digital: 

Pesquisar e desenvolver novos métodos de ensino para melhoria do processo e de avaliação de aprendizagem, além do reforço de competências específicas técnicas e humanas exigidas dentro deste novo contexto digital. 

O modelo educacional que temos atualmente nos mais diferentes níveis de ensino ainda é remanescente da primeira revolução industrial, e transformá-lo exigirá um grande esforço de todos as principais instituições da nossa sociedade;

Como toda lei, o trabalho maior agora serão os planos de ações a serem implementados e principalmente o monitoramento dos resultados alcançados com as ações desenvolvidas. Pois somente a intenção no papel e boas ideias não resolverão as demandas educacionais e profissionais do Brasil.”

Qual é o papel da conectividade para promover a educação digital?

Kleber Canuto: “Somos um país continental, e tornar as múltiplas IEs instaladas nos mais diferentes rincões do Brasil é um grande desafio. 

Mas importante destacar que a conectividade é somente uma infraestrutura habilitadora neste cenário, a grande transformação virá das revisões dos métodos de ensino e do foco prático e aplicado do ensino dessas tecnologias, bem como, de tornar estudantes aptos a pesquisa e desenvolver novas tecnologias e/ou revisar tecnologias existentes. 

Num mundo povoado por ‘robôs’ autônomos com ciência de dados e inteligência artificial embarcada, não é a conectividade quem dita as regras dos produtos e serviços sendo ofertados e consumidos pela sociedade.”

Como a educação digital deve avançar com as novas tecnologias?

Kleber Canuto: “Há várias iniciativas sendo observadas, principalmente no meio privado, mas eu destacaria duas: 

  1. Desenvolver processos personalizados de ensino utilizando-se da ciência de dados, pois as pessoas possuem ritmos de apreensão dos conhecimentos diferentes uns dos outros. 

Portanto, pesquisar quais métodos de ensino e de conteúdos são mais adaptados a cada estudante é um desafio de pesquisa que necessita ser trabalhado; 

  1. Desenvolvimento das habilidades técnicas e humanas por meio de comunidades de aprendizagem virtuais focadas na resolução de desafios comuns da sociedade (empresas, estados e universidades).”

Quer saber mais? Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre os impactos do 5G nas escolas e universidades!

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