Sua empresa está preparada para atender o novo perfil do consumidor? Chamado de consumidor 4.0, além de ser altamente informado, socialmente conectado, sensível a preços, ter confiança nos outros usuários e gosto por se autopromover, agora ele traz novas habilidades que merecem ser percebidas – e atendidas.
Características do consumidor 4.0
- Coparticipação: os clientes não querem ser só ouvidos, mas sim serem envolvidos nos processos;
- Transparência: o consumidor espera estar comprando de uma empresa que fala a verdade em todos os âmbitos;
- Ativismo social: cada vez mais, espera que as empresas façam algo que esteja além das suas expectativas, preconceito ou atitudes que não sejam socialmente aceitas causará um impacto extremamente negativo para a imagem da empresa.
Conquistando o consumidor 4.0: dicas
Crie um relacionamento de qualidade
Estreitar a relação com seus clientes nunca foi tão necessário. E essa relação deve ser mais pessoal possível para então entender suas reais necessidades.
"Ao longo dos últimos anos a gente tem mais visto o empoderamento do consumidor. Ele passa cada vez mais a escolher os produtos e serviços, que vai adquirir, baseado na experiência que ele tem com cada marca", afirma Albert Deweik, CEO da NeoAssist.
Otimize a jornada de compra
Outro ponto importante é oferecer um bom atendimento em todas as etapas da jornada de compra. "Invista na estrutura do site, confira se você tem em estoque todos os produtos, posicione o cliente sobre todas as etapas da compra, até a entrega. Dessa maneira, você demonstra que ele é importante para a sua empresa", afirma Eduardo Fonseca, CMO da DIWE.
Personalização de ofertas
Segundo estudo realizado nos Estados Unidos pela Segment com mais de 1000 consumidores, 49% compraram itens que não pretendiam adquirir, por causa de recomendações personalizadas da marca com quem eles estavam se relacionando naquele momento.
O uso da tecnologia e de CRM permite que empresas consigam identificar oportunidades de crescimento baseadas no comportamento dos consumidores, melhorando a experiência de consumo de cada cliente, a integração dos canais de atendimento ao cliente, a otimização de processos e fidelização de clientes.
Domine a audiência e encante seu cliente
No ambiente e-commerce, o foco do lojista deve estar no público-alvo e não no produto ou serviço. "O consumidor está em busca de soluções e proporcionar uma experiência satisfatória no comércio eletrônico envolve todo um planejamento para estreitar relacionamento com esse potencial cliente, com um perfil que se assemelhe ao da marca", afrma Alfredo Soares, fundador da Xtech Commerce.
Segundo Soares, vale lembrar que a estratégia não acaba na venda, já que a fidelização do cliente é tão importante quanto atraí-lo. O famoso 'pós-venda' precisa ser impecável, pois ao proporcionar uma excelente experiência ao usuário, você vai encantá-lo. "É quando ele passa a ser um embaixador da sua marca, começando a recomendá-la a outros potenciais leads que, como ele, procuram soluções que sejam satisfatórias e confiáveis", explica o empreendedor.
Portanto, o que vai determinar o sucesso para conquistar esse novo consumidor é a junção de estratégias pensadas para o ele, estabelecendo conexões sólidas e duradouras, em que o consumidor se identifique com a sua marca.