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Chatbot: como aumentar as vendas no varejo?

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A Inteligência Artificial está trazendo novas soluções para diversas áreas, e o varejo é uma delas. Veja como os chatbots podem ajudar a melhorar seu negócio digital!

Cada vez mais humanizados e assertivos, os chatbots deixaram de ser uma tendência para se consolidar como uma realidade no varejo. Ao contar com a ferramenta de Inteligência Artificial (IA), empresas de todos os portes podem oferecer a seus clientes atendimentos mais ágeis e eficientes.

O uso dos chatbots também traz vantagens que vão da geração de leads até a redução de custos e tempo. Para compreendermos mais do assunto, conversamos com Luca Bazuro, CRO (Chief Revenue Officer) da Zenvia, companhia especializada em soluções tecnológicas de atendimento aos clientes.

Continue lendo e saiba como usar o chatbot para aumentar suas vendas!

As vantagens de utilizar o chatbot no varejo

“Usar o chatbot no varejo pode trazer diversos benefícios, em especial quando falamos da experiência do consumidor. Em primeiro lugar, essa tecnologia permite ao cliente ter suas dúvidas ou problemas resolvidos com mais agilidade, facilitando sua interação com a empresa e percepção de satisfação”, diz Baruzo.

Ele prossegue: “Além disso, do lado do negócio, o chatbot permite a otimização de custos na estrutura de atendimento, tendo em vista que mais pessoas poderão ser atendidas com menos atendentes.”

Dessa forma, conforme podemos perceber pela visão do entrevistado, o uso do chatbot ajuda o varejo a estar mais próximos dos consumidores, reduzindo custos e agregando dados e informações de grande utilidade para o processo de venda.

Como utilizar o chatbot no varejo

Segundo o CRO da Zenvia, “o chatbot pode ser utilizado no varejo de diversas formas que incluem a divulgação de campanhas e ações de marketing, recomendações de produtos e informações sobre vendas e até a efetivação de compras do lado do cliente.”

O especialista destaca ainda que a inovação traz outras funções que nem sempre são visíveis no primeiro contato, mas que trazem um grande valor intrínseco às operações no varejo, hoje tão focado em e-commerce e modalidades digitais.

“As empresas do ramo podem incluir a tecnologia em demandas de atendimento ao cliente, rastreamento de envios e entregas, envios de contas e boletos, pesquisas de satisfação, notificações de abandono de carrinho e até SAC”, exemplifica ele.

Com o chatbot também é possível promover promoções e descontos baseados no perfil de cada cliente com base em algoritmos e IA, assim como permitir sugestões de compras baseadas no que o cliente está adicionando ao seu carrinho virtual.

Como implementar um chatbot eficiente e competitivo

Na visão de Baruzo, para utilizar o chatbot a seu favor, as empresas do varejo devem, antes de tudo, conhecer o público a quem pretendem atingir com a ferramenta, assim como as particularidades de sua área de atuação.

"Para implementar um chatbot eficiente e competitivo é essencial que as empresas entendam seu público alvo para avaliar qual o melhor caminho a ser seguido. Em seguida, identifique também as necessidades do próprio negócio", relata ele.

O representante da Zenvia prossegue: "Feito isso, defina o objetivo do chatbot e comece a desenhar o fluxo de conversa que melhor direcione seu cliente a uma jornada fluida. Por fim, com a estrutura já implementada e rodando, é essencial estabelecer uma rotina de análise e otimização do desempenho do chatbot."

Também é importante frisar que existem diferentes modelos de chatbot, e a ferramenta adequada para suas atividades dependem de pesquisas de mercado e das metas estabelecidas para aquele canal de vendas.

Outro ponto importante é saber utilizar os dados e informações coletadas pelo chatbot para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada e agradável aos clientes, melhorando o fluxo da IA e aumentando o potencial de vendas.

Se você quer seguir se informando, continue em nosso canal digital. Leia também nosso material sobre o X do UX: a tecnologia por trás da loja conectada!

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