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4 lições que as fintechs brasileiras podem aprender com o mercado internacional

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4 lições que as fintechs brasileiras podem aprender com o mercado internacional

João Miranda,  fundador da Hash lab

Aliar as possibilidades e a evolução tecnológica com as demandas do setor financeiro. Esses são os principais desafios das fintechs, ramo de startups voltadas ao setor de pagamentos que prospera no mundo inteiro ao oferecer soluções disruptivas.

Os mercados nacional e internacional se diferem bastante nesse segmento. No Brasil, as possibilidades são escassas, concentradas em poucas empresas dominantes. Em contrapartida, no que tange a segurança, o cenário brasileiro é um dos mais avançados. No exterior as soluções completas para estabelecimentos são bem avançadas e desenvolvidas por várias provedoras de serviços de pagamento, evitando o monopólio.

A perspectiva é que o mercado nacional caminhe para o desenvolvimento de medidas de pagamentos segmentadas, como sistemas de gestão específicos para atender salões de beleza, restaurantes, empresas de atacado, franquias, marketplaces, entre outros.

Confira 4 lições que as fintechs brasileiras devem aprender com as internacionais, de modo a inovar no acirrado mercado de pagamentos:

Conheça seu segmento

Para atuar nessa área, é preciso conhecer muito bem seu nicho e cliente. As maiores ideias e oportunidades costumam ser oriundas de uma sabedoria profunda a respeito dos seus consumidores. Conhecendo-os e entendendo suas dificuldades, o desenvolvimento do produto será mais assertivo.

 Simplifique

Antes de se ter um carro potente e com tração nas quatro rodas é necessário aprender a caminhar, correr e andar de bicicleta. Ou seja, é importante simplificar ao máximo na hora do desenvolvimento de um novo produto. Assim, é mais fácil testar e colher os feedbacks para, só então, ganhar o corpo necessário para escalar a solução.

Distribuição

Pense, de maneira estratégica, na distribuição de seu produto. Esse é um ponto de extrema importância para qualquer fintech. Ao elaborar bons planos de escala e entrega, é possível identificar parceiros comerciais que sejam capazes de complementar a solução oferecida por sua empresa.

Resolva problemas

Ter um produto legal é algo ótimo. Mas suprir as necessidades e resolver os problemas é melhor ainda. Existem diversas empresas que desenvolvem algo sem se preocupar com sua demanda. Para evitar isso, é preciso sempre pensar na resolução de dilemas reais presentes em grandes mercados. Quanto maior for o contratempo a ser resolvido, maior o retorno em todos os sentidos: financeiro, marketing, inovação, etc.

 

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