4 exemplos de aplicações de IoT na agricultura

4 exemplos de aplicações de IoT na agricultura.jpg
O uso do IoT na agricultura otimiza as produções e faz com que os produtores possam ter mais lucros. Conheça algumas dessas novas tecnologias!

Os avanços da tecnologia são evidentes em praticamente todas as áreas da economia. No campo não é diferente, com as soluções de IoT ganhando cada vez mais espaço nas lavouras.

Conversamos sobre esse tema com a engenheira agrônoma Martha Peixoto. Ela nos apresentou alguns exemplos de aplicações da internet das coisas na agricultura. Acompanhe!

Agricultura inteligente: entenda o que é e quais são os benefícios

As soluções de IoT possibilitam que se desenvolva a chamada agricultura inteligente, que reduz o desperdício e aumenta a produtividade nas lavouras.

Peixoto define a agricultura inteligente como “o tipo de produção agrícola que utiliza as ferramentas tecnológicas para otimizar a produção de alimentos”.

Adotar esse modelo de produção é bastante vantajoso para os produtores rurais, tendo em vista que os investimentos trazem retornos positivos em curto e médio prazo.

Peixoto explica: “As novas tecnologias garantem que se possa fazer um melhor planejamento de solo, o controle de pragas e a irrigação das plantações de modo estratégico. Isso resulta em colheitas mais produtivas, que trazem retorno em pouco tempo para os agricultores”.

A engenheira agrônoma também destaca que a agricultura é um dos setores que mais contribui para o crescimento do PIB brasileiro, estando direta e indiretamente relacionada à produção de empregos. Por isso, investir em recursos de IoT para otimizar os processos traz recursos para toda a sociedade. 

4 soluções inovadoras de IoT na agricultura

Pedimos a Peixoto que citasse algumas das principais inovações tecnológicas envolvendo o IoT na agricultura. Confira as soluções apresentadas pela especialista!

1. Robôs inteligentes

Segundo Peixoto, a robótica vem se desenvolvendo muito rapidamente na agricultura, servindo como solução para a escassez de mão de obra nas lavouras.

“Os robôs inteligentes podem ser programados para reconhecer ervas daninhas e eliminá-las. Há também máquinas automáticas para fertilizar a terra e coletar dados do solo”, diz a profissional.

2. Telemetria

Podemos definir a telemetria como uma operação de coleta e compartilhamento remoto de máquinas e veículos, por meio de soluções inteligentes.

“Entre outras coisas, a telemetria torna possível gerenciar a quantidade de combustível gasta pelos tratores e outros veículos, analisar as rotações dos motores etc. Com esses dados, o gestor da propriedade rural pode tomar decisões mais concretas”.

3. Drones agrícolas

Peixoto nos explicou que, na agricultura inteligente, sensores de IoT podem ser acoplados a drones, que sobrevoam as plantações, buscando identificar possíveis pragas e doenças.

“Os dispositivos analisam as folhas das plantações, por exemplo, e analisam se há alguma alteração na coloração. Automaticamente é feita uma comparação com um banco de dados, que analisa se a planta pode estar com alguma doença ou ter sido atacada por alguma praga. Com isso constatado, o agrônomo pode verificar o que está acontecendo e tomar as medidas necessárias”, comenta a especialista. 

4. Sensores de irrigação

O uso racional da água no campo é uma das grandes preocupações, quando falamos em sustentabilidade na agricultura. A IoT também pode ajudar nesse processo.

“Os produtores podem usar sistemas inteligentes que verificam as condições do solo e analisam a quantidade de água que deve ser usada para irrigar cada área da propriedade”, explica Peixoto.

Usar os recursos de IoT na agricultura, como você pode perceber, faz toda a diferença nas propriedades rurais. Tais tecnologias tendem a ser ainda mais comuns nos próximos anos, com a popularização do 5G.

Confira também o white paper "Agronegócio Brasileiro: Todas as possíveis aplicações do IoT"

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Futurecom lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar