Futurecom faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Blockchain vai mesmo reduzir custos? COO da SAP Brasil responde

Blockchain vai mesmo reduzir custos?

Uma das possibilidades do uso do Blockchain que tem chamado a atenção é a sua possibilidade em reduzir custos. Entretanto, a real aplicação ainda vem acompanhada de dúvidas como se essa diminuição será imediata ou gradativa, ou ainda se há evidências que mostrem essa movimentação acontecendo.

De acordo com o COO da SAP Brasil, Jaime Muller, simplificar os processos e aumentar a confiança são as principais características da adoção da tecnologia Blockchain pelo seu aspecto fundamental de tirar a intermediação. Nesta escolha, a redução ou até eliminação de intermediários faz com que os custos sejam reduzidos.

Nos modelos atuais de transações de negócios demanda se uma troca intensa de informações (muitas vezes não digitais) para garantir a transparência e reconciliação entre os diferentes parceiros de negócio. Com o advento de Blockchain estamos adotando um modelo mais simples, menos intermediadores, além da eventual automação das regras deste negócio por meio dos Contratos Inteligentes (Smart Contracts).

“A remoção destes intermediadores e/ou automação destas atividades, sejam eles físicos ou digitais geralmente resultam em uma redução significativa dos custos envolvidos nestas operações”, comenta Muller. No entanto, devemos avaliar os benefícios alavancados por tais soluções sob a perspectiva da transparência, segurança, dos modelos de incentivos colaborativos e, acima de tudo,  produtos e serviços diferenciados para o cliente final.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar