Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sistemas de vigilância são uma das principais tendências em smart cities

Article-Sistemas de vigilância são uma das principais tendências em smart cities

Sistemas de vigilância são uma das principais tendências em smart cities

Plataformas inteligentes de vídeo-monitoramento são uma das principais atrações do Futurecom 2018. A proposta da solução é melhorar a segurança de locais públicos e privados. Dentre os serviços oferecidos por este tipo de tecnologia estão alarmes de detecção de acesso indevido a área restrita ou comportamento suspeitos, reconhecimento facial automático e identificação de placas para reconhecimento de carros roubados ou irregulares. Esses sistemas possibilitam armazenamento, análise de imagens e correlação de eventos na nuvem (privada, instalada no ambiente do cliente).

A solução desenvolvida pela Oi para gestão de frotas permite o monitoramento e rastreamento veicular via GPD e dados móveis, além de oferecer funcionalidade de telemetria e permite visualização online dos veículos, histórico do percurso e gestão do perfil de condução, o que resulta em redução de custos com controle da saúde da frota e do consumo de combustível.

Outra solução para um trânsito mais inteligente e seguro é apresentada pela Qualcomm; uma conexão direta entre automóveis, pessoas e infraestrutura viária: Qualcomm Connected C-V2X. Uma demonstração da tecnologia sendo testada em situações reais de uma cidade pode ser assistida no stand da empresa.

Com mais de 12 milhões de habitantes, a metrópole chinesa Shenzhen – por exemplo - possui um sistema de vídeo-monitoramento com 1,3 milhão de câmeras distribuídas pela cidade. É possível ainda transferir de um local para outro os dados analíticos obtidos dessas imagens sem precisar trocar a câmera: isso permite mover de uma região para outra a função “reconhecimento facial” por exemplo. A Oi quer implantar um sistema semelhante no Brasil em parceria com companhia chinesa Huawei.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar