Novidades em IA, Big Data e Machine learning que podem decolar em 2021

Novidades em IA, Big Data e Machine learning que podem decolar em 2021.png
Conversamos com dois especialistas para saber que novidades tecnológicas prometem para 2021. Leia mais!

Com o crescimento da quinta geração da conectividade, o 5G, muitas novidades devem aparecer nos próximos meses no que se refere aos serviços de Machine Learning, IA e Big Data.

Para saber quais são as novidades tecnológicas que devem decolar em 2021, conversamos com dois especialistas: Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para a América Latina, e Marcelo Trevisani, CMO da IBM Brasil.

Confira a seguir o que descobrimos sobre as novidades em IA, Big Data e Machine Learning.

Novidades em Machine Learning, IA e Big Data que devem surgir em 2021

Para Aguiar, as principais tendências de Machine Learning, IA e Big Data que devem surgir em 2021 são os serviços de conversação, bem como as aplicações dos conceitos nas áreas do marketing e da saúde.

“A IA de conversação já está presente e será uma necessidade cada vez maior em diversos mercados. O conceito em si é permitir que uma pessoa converse com uma máquina de forma fluída, seja no formato escrito ou por meio de voz, e com avançado grau de entendimento. Isso porque a máquina reconhecerá o texto ou áudio, fará a interpretação do que foi dito e responderá de forma humanizada”, explica o especialista.

No que se refere ao uso do IA, Big Data e Machine Learning no marketing, o executivo afirma: “Utilizar a tecnologia para atingir as metas e os objetivos no marketing é outra forte tendência atualmente. IoT, tecnologia de sensor, cookies de rastreamento, entre outras, são tecnologias que ajudam as empresas a coletar grandes quantidades de dados de consumidores, que podem ser usados para entender melhor o comportamento do cliente e criar novos produtos e serviços.”

Para a área da saúde, Aguiar destaca o uso da tecnologia para a detecção de doenças. “Os modelos de IA desenvolvidos em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA podem ajudar pesquisadores a investigar a gravidade da Covid-19 a partir de tomografias computadorizadas do tórax e desenvolver novas ferramentas para entender, avaliar e detectar melhor as infecções”, diz.

Impactos das novidades tecnológicas no pós-pandemia

Em um cenário pós-pandemia, a tendência é que as novas tecnologias envolvendo Machine Learning, IA e Big Data combinem a criatividade e o uso de dados para que as atividades sejam otimizadas e humanizadas.

Marcelo Trevisani comenta: “Acredito que esse será o início da década do ‘IA + Human + Collaboration’, ou seja, o conceito de que as máquinas realmente virão para automatizar processos, otimizar custos, maximizar ganhos e proporcionar novas experiências para os consumidores, diminuindo riscos e custos”.

Tendências para os próximos anos

Sobre as tendências para além de 2021, o CMO da IBM faz algumas previsões, com base em informações levantadas pelo International Data Corporation (IDC).

“Até 2024, as empresas que contarem com IA em seus processos e iniciativas serão capazes de responder aos clientes, concorrentes, reguladores e parceiros 50% mais rápido do que aquelas que não usam. Até 2025, as empresas baseadas em IA terão um aumento de 100% na produtividade e no conhecimento dos trabalhadores, resultando em tempos de reação mais curtos, maior sucesso na inovação de produtos e satisfação do cliente” sintetiza o especialista.

As novidades em Machine Learning, IA e Big Data, sem sombra de dúvida, estarão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. A convivência com inteligência artificial deve se tornar ainda mais comum no decorrer de 2021 e nos anos que estão por vir.

Continue conosco! Leia também nosso artigo que explica o que é a Aliança LoRa e que benefícios ela pode trazer para a conectividade global.

 

 

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar