Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

10 erros que devem ser evitados em um programa de fidelidade

Article-10 erros que devem ser evitados em um programa de fidelidade

shutterstock_418646125

Programas de fidelidade costumam atrair consumidores que buscam por recompensas pela utilização frequente de determinado serviço. Entretanto, nem sempre, esses programas têm se mostrado eficientes; parte desse problema deve-se ao fato das empresas não entregarem algo realmente de valor aos clientes.  Só é bem-sucedido quem oferece uma boa quantidade de benefícios incluindo aumento dos rendimentos.

E o público está cada vez mais exigente: De acordo com estudos da consultoria Gartner, mais de 80% dos consumidores que aumentariam sua fidelidade ao varejista caso recebessem ofertas relevantes continuamente. Pesquisa da Nielsen indica que 79% dos consumidores consideram importante em um programa de fidelidade a possibilidade de escolher entre diversos tipos de prêmios, além disso mais de 60% dos consumidores esperam receber pontos e recompensas em troca das referências. Análise da Comarch mostra que mais da metade dos consumidores deixam de participar desses programas pela dificuldade em acumular pontos.

Confira 10 erros comuns de programas de fidelidade que você deve evitar:

  1. Ser reativo e não proativo. Não adianta se comunicar com o cliente somente quando for procurado! As ofertas devem começar a comunicação e conduzir o público através das diversas fases de toda experiência de compra para atrair e manter sua atenção;
  2. Atrasar a gratificação. Cumpra os prazos combinados com os consumidores;
  3. Burocratizar o acumulo de pontos. Prêmios distantes podem ser desanimadores já que simplesmente por parecerem inatingíveis. Facilite o acumulo de pontos aos seus clientes;
  4. Programa superficial. Pontos acumulados apenas baseados no valor gasto. Premie quem opta por produtos com maior margem de lucro;
  5. Programas estáticos e previsíveis. Elimine a monotonia, adicionando novos recursos e experiências.
  6. Foque no cliente. Descubra os interesses do público!
  7. Oferecer uma integração limitada de pontos;
  8. Não recompense apenas quem consome. Lembre-se de quem compartilhe e curte suas publicações;
  9. Promova seus parceiros;
  10. Eduque seus consumidores. Ensine-os a utilizar seu programa.