O setor de Telecom tem mudado rapidamente e alterado o perfil dos profissionais que são absorvidos pela área. O dinamismo desta indústria, puxado pelo avanço tecnológico, está exigindo cada vez mais do profissional que quer se manter ou se destacar neste segmento.
Com a evolução constante do mercado de Telecom, é natural que esses trabalhadores tenham que buscar desenvolver novas habilidades, além de refinar as atuais, na tentativa de se manterem relevantes para as empresas.
“Antes o mercado era fundamentado em voz e serviços simples de telecomunicações, mas tem migrado para serviços fundamentados no mundo da tecnologia e de TI. Sendo assim, vem sendo exigido um profissional com formação intelectual maior, com mais cursos, habilidades de relacionamento e criatividade, além das habilidades técnicas”, afirma Cida Garcia, diretora de Talentos Humanos da Algar Telecom.
Perfil mais buscado por empresas de Telecom
A boa notícia para quem tem interesse de trabalhar em Telecom, é que as empresas do setor atualmente buscam por talentos com diferentes tipos de formação. E os times multidisciplinares estão em alta nas grandes corporações.
Porém, algumas características são essenciais, e não é só para quem pretende conquistar uma posição em Telecom, mas para todo profissional que quer ver a sua carreira alinhada às exigências mercadológicas atuais.
“Independentemente da área, o profissional precisa entender sobre negócios, ter bom relacionamento interpessoal, agilidade no aprendizado, abertura para a inovação e ser resiliente, afinal as tecnologias mudam muito rápido; e o comportamento dos clientes também muda, assim como suas necessidades, e os profissionais cada vez mais precisam estar prontos para suprir as demandas deste novo cenário”, alerta Cida.
Estar sempre atualizado e preparado para diferentes situações é fundamental. E é bom ir se acostumando a uma vida de rotina mutante, uma vez que a tecnologia está apenas no início da grande transformação social que irá acarretar.