Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sistemas de vigilância são uma das principais tendências em smart cities

Sistemas de vigilância são uma das principais tendências em smart cities

Plataformas inteligentes de vídeo-monitoramento são uma das principais atrações do Futurecom 2018. A proposta da solução é melhorar a segurança de locais públicos e privados. Dentre os serviços oferecidos por este tipo de tecnologia estão alarmes de detecção de acesso indevido a área restrita ou comportamento suspeitos, reconhecimento facial automático e identificação de placas para reconhecimento de carros roubados ou irregulares. Esses sistemas possibilitam armazenamento, análise de imagens e correlação de eventos na nuvem (privada, instalada no ambiente do cliente).

A solução desenvolvida pela Oi para gestão de frotas permite o monitoramento e rastreamento veicular via GPD e dados móveis, além de oferecer funcionalidade de telemetria e permite visualização online dos veículos, histórico do percurso e gestão do perfil de condução, o que resulta em redução de custos com controle da saúde da frota e do consumo de combustível.

Outra solução para um trânsito mais inteligente e seguro é apresentada pela Qualcomm; uma conexão direta entre automóveis, pessoas e infraestrutura viária: Qualcomm Connected C-V2X. Uma demonstração da tecnologia sendo testada em situações reais de uma cidade pode ser assistida no stand da empresa.

Com mais de 12 milhões de habitantes, a metrópole chinesa Shenzhen – por exemplo - possui um sistema de vídeo-monitoramento com 1,3 milhão de câmeras distribuídas pela cidade. É possível ainda transferir de um local para outro os dados analíticos obtidos dessas imagens sem precisar trocar a câmera: isso permite mover de uma região para outra a função “reconhecimento facial” por exemplo. A Oi quer implantar um sistema semelhante no Brasil em parceria com companhia chinesa Huawei.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar