Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_476642494

Qual o impacto da blockchain para consumidores, varejistas e sistemas bancários?

Dentre as muitas discussões acerca da usabilidade da blockchain, além de seu funcionamento e segurança, fala-se muito do impacto dessa ferramenta para varejistas, consumidores e sistemas bancários. Especialistas e consultores do setor de tecnologia e meios de pagamento comentam que como em qualquer outra tecnologia disruptiva, é muito difícil prever com precisão todas as consequências da blockchain, especialmente quando tudo muda rapidamente.

Porém, observando os impactos que a tecnologia tem causado em diversos contextos da sociedade, pode-se dizer que a blockchain vai causar mudanças consideradas radicais. E embora as fintechs constantemente apresentem serviços inovadores livrando consumidores de sistemas tradicionais, é necessário pensar no que já é realidade, antes de focar no que pode acontecer nas próximas décadas.

Supondo que consumidores passem a usar massivamente bitcoins será possível pagar diretamente ao lojista, sem intermediário. O que diminui drasticamente a velocidade da transação e seu custo, de acordo com o CEO da Foxbit, João Canhada. E isso vai diminuir o poder de instituições mais tradicionais como bancos, multinacionais e até governos.

As instituições financeiras serão as mais influenciadas pela popularidade da blockchain. Por não ter mais o mesmo controle do que antes, os bancos precisarão encontrar novas formas de cobrar pelos seus serviços – taxas e contratos abusivos tendem a desaparecer do mapa. Os varejistas, com a popularização da blockchain e da criptomoeda, cedo ou tarde os varejistas irão precisar oferecer novas formas de pagamento, como é o caso de restaurantes que já aceitam bitcoins como pagamento.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar