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Faça nosso checklist e descubra se seu e-commerce está otimizado para vendas mobile

As vendas no comércio eletrônico no ano passado saltaram 15,3% em comparação a 2014, atingindo a marca de R$ 41,3 bilhões, de acordo com a consultoria E-bit/Buscapé. Especialistas da área acreditam na manutenção dos bons ventos, especialmente pelo potencial de vendas por meio de aparelhos mobile. Para aproveitar o momento, no entanto, é preciso que sua loja eletrônica esteja em dia com as necessidades de um ambiente destinado a smartphone e tablet.

Descubra se seu site está preparado para performar no mobile, a seguir. Se nem tudo estiver dentro do ideal, siga as dicas e adapte-o hoje mesmo.

Conteúdo: tem de ser mais fluído, direto, de fácil visualização e com tamanho de letra adequado para facilitar a leitura. “Esse mesmo conteúdo deve estar no site desktop também. Somente a reprodução para mobile que deve ser otimizada”, orienta Christoph Mayer-Loos, consultor e especialista em e-commerce da Dr. e-commerce. Vale lembrar que os formulários de venda devem estar preparados para que os usuários consigam visualizar e manipular facilmente em telas de menor tamanho.

Imagem: a qualidade precisa estar sempre em alta, leve e grande para visualizar o produto inteiro sem precisar do scroll. “As imagens precisam ter versões de diferentes tamanhos, para que cada tamanho de tela visualize uma imagem. Já os banners para telas mobile devem ter menos textos, pois ao serem reduzidos, ficam mais difíceis de serem lidos”, indica Mauricio Salvador, presidente da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Quanto mais rápido for o site, maior é o volume de vendas

Layout: tem der estar alinhado ao design responsivo para se adaptar a cada tamanho de tela e sistema operacional (Apple, Android, Windows) e não apresentar quebra.

Usabilidade: se o layout do site proporcionar uma boa visualização de textos e menu de navegação, as taxas de conversão serão muito maiores, explica Salvador. “Há elementos que funcionam no site normal, mas atrapalham a navegação em sites mobile como banner e formulários.” Aqui, também vale o exercício diário de facilitar a vida do cliente para que ele consiga comprar o produto desejado com o menor número de etapas.

Carregamento rápido: a primeira interação muitas vezes ocorre por meio do mobile, o que impacta na conversão da loja como um todo, além de que quanto mais rápido for o site, maior é o volume de vendas. A lógica, para Mayer-Loos, é: aumento de visitas qualificadas > aumento de vendas > aumento de receita. Lembre-se também que o Google ranqueia bem os sites mais rápidos.

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