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Especialista aponta 7 vantagens dos chatbots para vendas em e-commerces

Cada vez mais os e-commerces vêm utilizando ferramentas para otimizar o tempo e tornar suas vendas mais ágeis. Nesse sentido, o uso de chatbots – a Inteligência Artificial que interagem com os clientes no chat – estão se tornando mais comuns e com suas tecnologias aprimoradas.

Mas, além dessa praticidade, quais são as outras vantagens do uso de chatbots na rotina de um e-commerce? Para nos ajudar, conversamos com Ana Júlia Caires, do setor de marketing da Take, empresa que atua na área de chatbots e outras soluções tecnológicas para empresas.

Por que utilizar chatbots para vendas em e-commerces?

Para as lojas virtuais, os chatbots oferecem sete vantagens

  1. Redução de custos de atendimento: como o programa pode atender a centenas de clientes ao mesmo tempo, a redução de custos é notável no e-commerce.
  2. Redução de custos com infraestrutura: como não é preciso acessar um aplicativo, obter uma ID de rede ou instalar uma intranet, os chatbots para vendas reduzem os custos com infraestrutura. Afinal, o sistema sabe quem é o usuário e compartilha essa informação com o bot.
  3. Eliminação de gastos com internet: os chatbots também podem funcionar sem internet, pois podem utilizar o SMS como um dos canais de saída. Diante de uma pane na conexão, por exemplo, o funcionamento do atendimento ocorrerá normalmente neste canal – desde que a empresa opte por esse canal adicional.
  4. Otimização de cobranças: a cobrança de dívidas é uma missão que pode ser facilmente cumprida por um chatbot, garantindo eficiência e agilidade. Dessa forma, o cliente também não fica constrangido e a empresa economiza com notificações impressas.
  5. Redução de índices de retrabalho: mesmo que seja necessário realizar algumas adaptações com o tempo (como o aumento do acervo de respostas), chatbots para vendas diminuem as chances de erros em seu e-commerce, evitando gastos que saem do planejamento.
  6. Redução de gastos com outros aplicativos: os chatbots para vendas funcionam muito bem em diversas plataformas de comunicação, como Skype, Twitter, Telegram e Facebook Messenger. Essa integração evita a necessidade de investimentos em outros aplicativos.
  7. Auxílio no pós-venda: se o cliente do e-commerce permitir, o chatbot pode notificá-lo sobre alguma oferta em andamento, de acordo com seu histórico de compras, além de avisar sobre novos produtos e contatos para o acompanhamento da satisfação do consumidor com os produtos que foram adquiridos.

Cuidados necessários antes da implantação dos chatbots para vendas

Para Ana Júlia, é necessário que o e-commerce se planeje antes de implantar o uso de chatbots para vendas.

“Antes de construir qualquer chatbot, é necessário que as empresas tenham muito claro os seus objetivos com essa tecnologia, planejem tudo com cuidado e considerem a melhor forma de se comunicarem com seus públicos de interesse através desse canal. Assim, é preciso entender os canais já existentes para compreender se o chatbot realmente é necessário, e o que de fato ele trará de benefícios para o negócio”, explica.

Portanto, se você tem um e-commerce e deseja implantar os chatbots para vendas, conheça bem o seu negócio e se prepare para essa transformação na forma de se comunicar com seus clientes.