Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_163505681

Entenda a necessidade de autenticação multicanal para o sistema financeiro

A autenticação multicanal, também conhecida como autenticação móvel, é uma solução inovadora e viável que surgiu a partir de uma necessidade de bancos e instituições financeiras em se adaptarem aos novos comportamentos dos consumidores, que atualmente usam a internet para uma variedade imensa de transações financeiras, que vão desde de compras online até transferências entre bancos.

Mas afinal, o que é a autenticação multicanal e como ela é aplicada (tecnicamente) ao sistema financeiro? Por que essa tecnologia está sendo tão abordada atualmente?

Se alguma dessas dúvidas lhe parece familiar, a partir de agora vamos responder essas (e outras) relacionadas à autenticação multicanal.

O que é a autenticação multicanal?

Como o próprio nome sugere, a autenticação multicanal permite que um usuário utilize seu smartphone ou tablet para autenticar - ou seja, confirmar - uma transação financeira. Na prática, a autenticação multicanal funciona da seguinte forma:

Por meio do aplicativo oficial do banco, loja virtual ou instituição financeira, o usuário aproxima seu dispositivo móvel da tela do computador, de forma que os sensores ópticos do leitor (presente na câmera do aparelho) consigam ler o código de barra presente na tela e registrar os detalhes da transação.

A autenticação multicanal já é uma tecnologia utilizada há bastante tempo pelo próprio Google por meio do chamado “Login de Dois Passos”. Porém, como transações financeiras requerem um nível de segurança muito mais elevado, somente agora empresas que oferecem esses tipo de serviço estão começando a ganhar mercado ao redor do mundo.

Quais são as vantagens da autenticação multicanal?

Como qualquer nova tecnologia, o potencial da autenticação multicanal no longo prazo é ainda desconhecido por parte dos usuários e até mesmo das próprias empresas que apostam nessa solução para garantir transações financeiras.

Contudo, podemos afirmar que - ao menos no curto e médio prazo - a autenticação proporciona os seguintes benefícios às empresas e seus usuários:

Segurança: com a autenticação multicanal o usuário precisa de dois dispositivos para confirmar uma transação financeira. Isso garante a segurança dos recursos mesmo em casos de perdas ou roubos de um dispositivo.

Praticidade: sim, a autenticação multicanal requer que o usuário faça uma “ação a mais” na hora de realizar transações financeiras ou pagamentos. Contudo, se colocarmos na balança os benefícios, certamente a tecnologia promove muito mais praticidade do que desconforto ao usuário, uma vez que ele não precisará mais se preocupar com a segurança de seus recursos financeiros.

Flexibilidade: como a autenticação multicanal é uma solução que integra vários serviços de pagamento, também podemos destacar como vantagem a sua flexibilidade em se adaptar para diferentes usuários, empresas e demandas.

Quais são os tipos de dados que podem ser protegidos?

Por ser uma área mais crítica, as empresas que oferecem a tecnologia de autenticação multicanal estão focadas na proteção de transações financeiras de bancos e instituições financeiras em geral.

Empresas como a Symatec e DTS Latin America, por exemplo, prometem oferecer soluções inteligentes e lucrativas para bancos que precisam proteger os seus dados sem gerar custos ou, principalmente, perder a praticidade para seus usuários.

Essas empresas prometem transformar smartphones e tablets em dispositivos de autenticação forte, fornecendo aos seus clientes serviços bancários que podem ser realizados online e com toda a segurança necessária para garantir a proteção dos dados e conveniência das transações.

Como afirmou François Lasnier, vice-presidente Sênior para Proteção de Identidade da Gemalto:

"Como a mobilidade se torna cada vez mais fundamental para o sucesso das empresas, os requisitos para dispositivos seguros para autenticação e assinaturas digitais estão se tornando maiores. A autenticação multicanal dá aos usuários muito mais confiança, conveniência e mobilidade, permitindo que sua empresa estenda a sua autenticação forte de criptografia de chave pública e credenciais existentes para dispositivos móveis."

 Compartilhe informações sobre tecnologias para pagamentos com seus amigos nas redes sociais!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar