Cerca de nove a cada 10 das empresas brasileiras usam pelo menos um serviço em nuvem em sua rotina. Os dados evidenciam ainda que, entre as adeptas da nuvem, 60% afirmam que investem nessa tecnologia para gerenciar diversas frentes de infraestrutura de TI, muitas delas utilizando provedores como a Google Cloud Platform, e 15% usam para tarefas mais básicas, como acessar ferramentas de produtividade, e-mail e documentos.
Essa expansão fez com que o mercado faturasse mais de R$ 20 bilhões em 2024 só no Brasil, segundo o Fortune Business Insights. A expectativa é de que cresça cerca de 18% ao ano até 2032, quando se espera que movimente quase R$ 80 bilhões.
O levantamento confirma essa expectativa de crescimento, ao sinalizar que 76% dos líderes acreditam que todas as operações serão gerenciadas por serviços em nuvem no futuro e que 36% afirmam que esta será uma tecnologia comum e usada na rotina das corporações.
Quais segmentos de nuvem se destacam no mercado atual e quais são os serviços mais procurados?
Segundo o Fortune Business Insights, o segmento mais popular é o de nuvem pública, que concentra 54,6% dos usuários da tecnologia. O principal motivo é que este é o modelo mais econômico e flexível, portanto, pode ser adotado até por negócios de pequeno porte.
A nuvem híbrida, que mescla elementos da pública e da privada, aparece em segundo lugar e ganha popularidade.
O diferencial é a sua versatilidade, pois oferece mais recursos, como segurança avançada, o que a torna o segmento mais popular para empresas do ramo de saúde e finanças, que seguem regras rígidas em relação ao processamento dos seus dados.
O serviço mais popular ainda é o de Software as a Service, software como serviço, em português.
Porém, o mercado de Infrastructure as a Service apresenta um ritmo de expansão acelerado nos próximos anos. A previsão atual, conforme o mesmo levantamento, é de um crescimento anual de 19,8% até 2032.
De acordo com a Locaweb, 43% dos negócios usam esse serviço para automatizar tarefas, 41% para agilizar o atendimento ao cliente e 39% para acelerar o processamento de dados e obter insights em tempo real.
Neste cenário de grandes expectativas e novidades, surgem as empresas especialistas em nuvem, que atuam como parceiras de corporações que planejam implementar serviços em nuvem.
Fatores responsáveis por estimular a adoção de serviços de nuvem
A flexibilidade que os serviços de nuvem proporcionam é um dos fatores determinantes da sua popularidade entre as empresas. A pesquisa, inclusive, destaca que mais da metade dos líderes acreditam que, devido a esta característica, a tecnologia ajuda a preparar os profissionais para o futuro.
Outros motivos para a adoção da nuvem são o potencial dessa tecnologia de reduzir os custos operacionais, de aumentar a produtividade e a colaboração entre diferentes equipes, de melhorar as entregas, devido à redução de erros, e de aumentar a segurança.
Este último benefício decorre do fato de que os provedores de serviços em nuvem aderem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e adotam recursos avançados de segurança, como criptografia e autenticação de múltiplos fatores.
Fatores adicionais que levam as corporações a usar essa tecnologia são a possibilidade de criar um diferencial competitivo, destacada por 71% dos líderes, e a valorização do profissional, por 51%.
No entanto, há certos desafios a superar, como a insegurança das lideranças e dos profissionais quanto aos custos de implementação e aos riscos desse tipo de serviço, ressaltada por 33% dos participantes da pesquisa.
A dificuldade para receber orientações a respeito da adoção da nuvem dos fornecedores aparece em segundo lugar, tendo sido apontada por 29% dos entrevistados, seguida da dificuldade por falta de tempo ou de mão de obra capacitada, por 21% dos líderes.

Quais empresas se destacam neste cenário e como contribuem para a expansão do setor?
Com o crescimento acelerado da computação em nuvem, é natural que algumas empresas se destaquem, uma vez que este cenário propicia o aumento dos investimentos no setor.
Dito isso, os principais são os provedores desse tipo de serviço, como o Google Cloud Platform, a Microsoft Azure e a Amazon Web Services (AWS), que lideram em quantidade de usuários e popularidade.
A Amazon, inclusive, planeja investir quase 2 bilhões de dólares para expandir as suas operações no Brasil até 2034, conforme o Fortune Business Insights.
Ao mesmo tempo, negócios que usam a nuvem também contribuem para a expansão deste segmento. Aqui, a liderança, segundo o Grand View Research, vai para os setores de serviços financeiros, telecomunicações, varejo e entretenimento.
Outros participantes dignos de nota são as empresas que atuam como cloud advisor, que ajudam outras corporações a implementar uma estratégia sólida e eficiente na nuvem.