Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Adoções tecnológicas no modelo híbrido de trabalho

Adoções tecnológicas no modelo híbrido de trabalho.jpg
O modelo híbrido de trabalho é uma tendência no mercado e necessita de boas soluções tecnológicas para ser bem executado. Confira!

A pandemia da Covid-19 acelerou uma tendência nas empresas, o modelo híbrido de trabalho. 

Apoiado na cultura do anywhere office, que significa o trabalho realizado em qualquer local, nessa modalidade, os trabalhadores podem trabalhar em alguns momentos no escritório da empresa e outros nos espaços em que desejarem como em casa, em coworkings, em cafeterias etc.

Para que o trabalho híbrido ocorra com eficiência, no entanto, as organizações devem investir em soluções tecnológicas. 

Foi sobre esse assunto que conversamos com Andreas Kiessling, gerente de desenvolvimento de negócios da TeamViewer, empresa líder global em tecnologias e conectividade remota na América Latina. Veja, a seguir!

O modelo híbrido de trabalho e as novas tecnologias

Kiessling conta que muitas infraestruturas de TI corporativas ficaram em desordem por conta da falta de compras estratégicas durante a transição para o trabalho híbrido imposta pela pandemia.

“Para a sobrevivência dos negócios, indivíduos dentro das empresas tiveram de tomar medidas urgentes como baixar as ferramentas e os softwares que precisam para trabalhar”, diz o executivo.

O especialista acredita, porém, que em 2022, uma das principais prioridades das empresas é investir em novas tecnologias, que possibilitem o trabalho híbrido.

Em suas palavras: “Agora, em 2022, uma das prioridades será controlar esses serviços fora da rede a fim de garantir a segurança e a estabilidade das infraestruturas de TI.”

Ele continua: “Um dos principais focos será igualmente encontrar o equilíbrio entre o poder da tecnologia e o do capital humano a fim de superar obstáculos de maneira inovadora, econômica e alinhada às metas e às estratégias da empresa”

Computação em nuvem: pré-requisito básico para o anywhere office

Assim como as ferramentas de comunicação digital, os recursos de computação em nuvem são fundamentais para que o anywhere office e, por consequência, o trabalho híbrido ocorra de forma eficiente.

“À medida que as companhias façam uso de cada vez mais ferramentas em nuvem e serviços desenvolvidos para trabalhadores híbridos, os agentes remotos que não dependerão mais de um determinado dispositivo para trabalhar se tornarão um diferencial importante de mercado”, afirma Kiessling.

O gerente da TeamViewer também explica que a nuvem proporciona mais flexibilidade para as empresas, que podem ter um efetivo bastante produtivo trabalhando de casa ou de diferentes localidades.

A automação do fluxo de trabalho no modelo híbrido 

Para Kiessling, as soluções de trabalho remoto em nuvem já contam com um fluxo pré-determinado de processos. Ele acredita que essa característica também contribui para o acompanhamento das atividades realizadas.

“Ferramentas digitalizadas e baseadas em nuvem, como aplicações de vídeo chamada, calendários e fluxos de trabalho integrado, também serão de grande ajuda – uma vez que permite aos líderes e supervisores acompanhar de longe. o que e como está sendo realizado um procedimento ou tarefa, desde o início até o seu término”, conta.

O trabalho híbrido e a segurança da informação

Não podemos falar de trabalho híbrido sem citar a segurança da informação, principalmente por conta da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que já está em vigor no Brasil.

Na visão de Kiessling, não há como escapar: 

“Toda empresa que deseja adotar o modelo híbrido deverá investir em tecnologias capazes de prover diferentes níveis e camadas de segurança, a exemplo da autenticação em duas etapas, conexões peer-to-peer, políticas de acesso a dispositivos, além de funcionalidades de SSO e single SignOn, que permitem que provedores de identidade de logon único integrem-se aos protocolos SAML 2.0 e SCIM – como Okta, Azure AD, OneLogin, Centrify, G Suite e Active Directory Federation Services (ADFS), entre outros”.

Na sua empresa já está sendo adotado o modelo híbrido de trabalho? Essa é uma realidade de muitos negócios e compreender sobre o assunto se tornou muito importante no meio corporativo. 

Outra tendência para os próximos tempos é o uso do NFT nos negócios. Confira mais em nosso material especial sobre o tema!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Futurecom lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar