Sabidamente, a CES é uma feira voltada ao consumidor e ainda que as aplicações de computação quântica estejam distantes do grande público, a CES trouxe neste ano uma vertente associada ao tema, com alguns poucos expositores, valendo ressaltar dois deles:
Tokens Quânticos
A Quantinuum, empresa investida pelo grupo Mitsui, que apresentou os resultados alcançados na primeira transmissão de tokens quânticos realizada em um trecho de 10 km de fibra em Tóquio, usando dispositivos comerciais de distribuição de chaves quânticas (QKD) fornecidos pela NEC.
Trata-se de um passo fundamental para a implantação de tokens quânticos de alta segurança em determinadas circunstâncias como a segurança de ativos tokenizados e a negociações em alta velocidade.
Mecânica quântica
Outro interessante projeto a ser apresentado foi da espanhola Multiverse Computing, que possui um acordo tecnológico com a Airbus Defence and Space para o desenvolvimento de tecnologias EPIIC (Enhanced Pilot Interfaces and Interactions for Fighter Cockpit), que no caso se refere a um equipamento de computação quântica em que as funções de interação no cockpit poderão ser por gestos do piloto, prescindindo dos controles manuais tradicionais.
Assim, o uso de uma tecnologia que usa princípios da mecânica quântica para fazer cálculos muito mais velozmente do que na computação tradicional, abre um espectro enorme de aplicações, que inicialmente serão adotadas pelas indústrias. Chegará o momento que o “qubits” também estarão massificados junto ao consumidor a exemplo dos “bits”.
Futurecom 2025
No Futurecom, acompanhamos ativamente este mercado no Brasil, pois os desafios de infraestrutura tecnológica (ambientes altamente controlados e equipamentos de última geração) e de formação de profissionais qualificados, com conhecimentos em física quântica, computação e matemática aplicada estão na pauta de diversos ICTs do país.
Fique por dentro das novidades do evento na Newsletter do Futurecom!