Assim como em todas as áreas, o judiciário tem um cenário inédito diante das possibilidades de negócios proporcionadas pela tecnologia. Métodos tradicionais e empresas estáveis têm agora uma nova realidade frente às startups do setor.
Essa nova realidade para este mercado será discutido no Future JUD, um evento que combina exposição e conteúdo sobre tecnologia e transformação digital para o Poder Judiciário e Órgãos de Controle. Na área de exposição haverá empresas que fornecem tecnologias, soluções, produtos e serviços para auxiliar o Poder Judiciário e Órgãos de Controle no processo da transformação digital e implantação de novas tecnologias. O evento acontece durante a 21ª edição do Futurecom, entre 28 e 31 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Dentre os macrotemas mais importantes estão Cloud Computing, Blockchain, Inteligência Artificial, Data Science & Big Data, Governança Digital, Cyber Security e E-Processo Judicial. As discussões serão pautadas pelo impulso oferecido pela transformação digital à qualidade dos serviços da Justiça, que podem ser mais eficientes para aproximar o cidadão das instituições.
Personalidades presentes no Future JUD
O evento, que já tem sua programação confirmada, conta com importantes nomes deste mercado, como Edmundo Veras dos Santos Filho, secretário de Tecnologia da Informação do Supremo Tribunal Federal; Fabio Correa Xavier, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; Paulo Roberto Pinto, gerente de BI do Tribunal Regional Federal da 4ª Região; Rodrigo Felisdório, secretário de Soluções de TI no Tribunal de Contas da União, entre outras autoridades do setor.
Confira temas em destaque na programação
O tema da abertura será “Judiciário 4.0: Transparência, Eficiência e Responsabilidade”. Um outro tema que tem chamado muito a atenção dos profissionais do judiciário é a contribuição da Inteligência Artificial. A capacidade de aprendizado das máquinas – machine learning – e o big data estão alterando o panorama do trabalho, principalmente nos serviços públicos. Essa será a pauta que vai direcionar a apresentação de Rafael Jardim Cavalcante, secretário de Controle Externo da Fazenda Nacional no Tribunal de Contas da União.
Em “Deep learning: análise minuciosa de grandes volumes de dados e modelos preditivos", o secretário demonstra como soluções de machine learning e big data contribuem para identificar fraudes na Previdência Social. Um exemplo é o projeto da secretaria, que permitiu o cálculo automático de 1 trilhão de desvios, além da análise de modelos preditivos, que podem recuperar cerca de R$ 600 mil ao mês.
Garanta agora mesmo seu ingresso!