Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

soluções para games.jpg

Soluções para games: inovações no crescente mercado de jogos

O crescimento no mercado de jogos faz com que muitas empresas invistam em soluções para games. Confira alguns exemplos neste artigo.

De acordo com a SuperData (Nielsen Company), o mercado de jogos movimentou US$ 120 bilhões em todo o mundo em 2019. O número representou um crescimento de 4% em relação ao ano anterior, de 2018.

O cenário das soluções para games é ainda mais promissor no futuro. Samuel Carvalho, head de marketing da Angola Cables, afirma que o mercado deve alcançar US$ 200 bilhões até 2023. 

Ele ainda diz que, nos próximos três anos, 2,7 bilhões de pessoas serão gamers em todas as suas diversas categorias.

Esses números mostram que o setor não para de crescer e inovar. Siga a leitura e veja mais informações relevantes sobre o importante mercado de jogos!

Leia mais: O 5G como ferramenta de reinvenção para as indústrias de entretenimento

Mercado de jogos: quais são as empresas que já se movimentam

Por conta do crescimento do mercado de jogos, o investimento em soluções para games está em ascensão e muitas empresas se movimentam nesse sentido. 

É o caso da Angola Cables e da Qualcomm, que desenvolveram soluções para games bem interessantes. Veja, abaixo, o que cada uma delas está preparando:

Angola Cables lança IP dedicado para gamers

Desde o ano passado, a Angola Cables já realiza estudos para desenvolver um IP Gamer. Porém, o trabalho ganhou agilidade em 2020 por conta da pandemia da Covid-19, que gerou um aumento de 30% na receita do setor de games apenas no Brasil.

De olho nesse mercado, foi lançado o IP_Gamer, um serviço inovador para os provedores de internet (ISPs). Trata-se de um IP dedicado e de baixa latência, que escolhe automaticamente as melhores rotas entre usuários e provedores.

Segundo Carvalho, com esse serviço, os usuários e gamers brasileiros vão se beneficiar com latências até 20% menores. Para isso, devem questionar os seus provedores locais e solicitar a adesão ao IP_Gamer.

Para os ISPs, isso representa a possibilidade de aumentar os lucros. Nas palavras do head de marketing da Angola Cables: "ao contratarem o IP_Gamer, as provedoras poderão oferecer essa nova categoria de serviço premium, otimizando os seus ganhos ao ampliarem a oferta para os consumidores finais".

Qualcomm aposta em processadores para jogos de celular

No mercado de jogos, os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, têm cada vez mais espaço. Foi aí que a Qualcomm viu uma grande oportunidade e criou um processador com foco em games para os usuários que usam esse tipo de aparelho para jogar.

Hélio Oyama, diretor de gerenciamento de produto para a América Latina da Qualcomm, explica que, para que possamos ter uma excelente experiência em um jogo, temos que ter a conjunção de uma excelente plataforma de HW e SW, bem como um trabalho de otimização junto aos desenvolvedores.

Foi nesse sentido que a empresa teve a iniciativa de desenvolver o Qualcomm Snapdragon Elite Gaming, que tem o grande diferencial de transformar os dispositivos móveis premium em poderosas máquinas de jogos.

"Com um arsenal completo de recursos de hardware e software otimizados para jogos e totalmente integrados nas plataformas móveis Snapdragon, os usuários terão uma excelente experiência de jogo com interações fluidas, desempenho superior, resposta rápida e excelente qualidade gráfica e de áudio. O Qualcomm Snapdragon Elite Gaming permite extrair o máximo das plataformas Snapdragon e traz ao usuário uma experiência diferenciada", explica Oyama.

E complementa: "O novo chipset incorpora o Desktop Foward Rendering, conjunto de tecnologias que buscam trazer o nível de qualidade gráfica presente em consoles e computadores gamers aos celulares. Ele inclui otimizações para múltiplos recursos gráficos conhecidos dessas plataformas high-end para jogos, como efeitos de profundidade de campo, luzes múltiplas dinâmicas, reflexos de planos e desfoque de movimento. Tudo isso para prover o máximo de realismo e imersão".

Soluções para games: como as empresas de tecnologia e conectividade podem entrar nesse mercado

Como o mercado de jogos está em constante crescimento, essa é uma boa oportunidade para as empresas de tecnologia e conectividade entrarem nesse ramo e terem mais resultados positivos.

Oyama explica que esse é um mercado bastante competitivo e, no caso dos fabricantes de processadores móveis, são essenciais os seguintes fatores: alto desempenho de processamento, baixo consumo de bateria e excelente solução de conectividade. 

Já no que se refere a provedores, a orientação vem de Carvalho, que acredita ser interessante a otimização de rotas que favoreçam o crescimento do mercado e soluções para games que ofereçam segurança contra ataques DDoS.

Ele também aponta que, para que o mercado cresça, devem ser desenvolvidas ações voltadas para o cliente final, como a criação de torneios, portais e produtos. Ainda é preciso respeitar o flow da comunidade e seus líderes de opinião.

Certamente, o investimento em soluções para games trará retorno em curto, médio e longo prazo. Isso deve se tornar ainda mais visível com a internet 5G.

Quer ficar por dentro de outras novidades de tecnologia e inovação? Então, inscreva-se gratuitamente e participe do Futurecom Digital Week, evento que trará palestras e conteúdos exclusivos sobre o setor.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar