Criada em 2010 para oferecer soluções em módulos para IoT e demais facilitadores de conectividade, a Quectel tem ganhado espaço no setor e se destacado com módulos, antenas e serviços para o segmento tecnológico.
Diretor de Vendas Latam da empresa, Ricardo Simon falou conosco sobre algumas das principais soluções da Quectel e as perspectivas da empresa para o futuro próximo na América Latina e no Brasil. Confira!
A trajetória da Quectel e as perspectivas da empresa para o futuro do IoT
Com atuação de duas décadas no mercado de tecnologia e passagem por outras gigantes do setor como Siemens, Lenovo e Fujitsu, Ricardo Simon está há quatro anos à frente do projeto da Quectel na América Latina.
A empresa aposta alto em sua atuação na região, com produção local sediada em Manaus. Fundada com o propósito de oferecer a inovadores globais a possibilidade de tornar o mundo mais conectado, a companhia ganhou destaque principalmente por seus módulos celulares e antenas.
“Nossa abordagem consiste em colocar o cliente em primeiro lugar, investindo nos talentos que atuam em nossa empresa. O desenvolvimento é o cerne de nossa filosofia empresarial, e queremos assim contribuir na criação de novas tecnologias e novos mercados”, explica Simon.
Com o avanço cada vez mais ágil do IoT, a Internet das Coisas, a Quectel vem buscando intensificar suas ofertas para o desenvolvimento de novas tecnologias. A empresa conta hoje com mais de 4 mil funcionários e dispõe de oito centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados pelo mundo.
Os números e soluções da Quectel e os objetivos da empresa para o segmento de IoT
Com uma produção mensal que supera as 22 milhões unidades e um alcance de cerca de 7 mil clientes globais, a Quectel registrou em 2021 uma receita de US$ 1,738 bilhões. Apostando alto em suas soluções, a companhia conta hoje com mais de 2300 engenheiros que atuam em seus centros de P&D.
Entre os exemplos de lançamentos nos quais a Quectel tem investido estão as soluções de Conectividade como Serviço (CaaS) e ODM, focados na aceleração do IoT desde os módulos até as certificações e serviços de teste.
Com uma fatia de 40% de participação do mercado global da indústria de módulos celulares, a Quectel tem como um de seus principais escopos as soluções M2M, do inglês Machine to Machine (Máquina à Máquina).
Entre algumas das principais áreas atendidas pela empresa estão logística, energia inteligente, novos pagamentos, indústria automotiva, cidades inteligentes, agricultura, saúde e manufatura, entre muitas outras.
“Temos todas as tecnologias celulares cobertas pelo nosso portfólio de módulos, e, nos próximos anos, o 2G será aposentado e o 5G será cada vez mais utilizado. Apoiamos essas tecnologias e também as antenas, testes, projetos e serviços de fabricação que os clientes precisam para alcançar seus mercados de maneira oportuna, econômica e de qualidade”, diz Simon.
O papel das inovações CaaS e a visão da Quectel para o setor IoT brasileiro
Falando sobre o CaaS, o executivo destaca que os lançamentos da Quectel trazem, além das facilidades tecnológicas, a possibilidade de parcerias estratégicas para que os clientes da empresa alcancem a eficiência.
“A adição relativamente recente do CaaS ao nosso portfólio aumenta nossa capacidade one-stop-shop, na qual podemos fazer parceria com os clientes para ajudá-los em todas as etapas, desde o conceito até a implantação de suas soluções de IoT”, explica Simon.
Ele continua: “Isso significa que nossa experiência não se limita apenas aos módulos, mas em detalhes da produção, teste, prototipagem e como implantá-los em grande escala. Esses são apenas alguns exemplos de como podemos ajudar o setor, mas seguimos agregando experiência ao segmento a cada engajamento que podemos trazer aos clientes.”
Ainda segundo ele, a empresa deseja “levar nosso conhecimento profundo de todos os aspectos da IoT, adicionando nossa experiência industrial aos clientes e oferecendo a eles uma abordagem simplificada por meio de um único fornecedor.”
A jornada do cliente e o diferencial no atendimento da Quectel
Em tempos em que o IoT está deixando de se tornar uma solução do futuro para tornar-se a realidade do presente, Simon aponta ainda as possibilidades de customização oferecidas pela Quectel como um diferencial para empresas que buscam um destaque maior na área.
“Podemos fazer isso acontecer desde a criação do design do produto até a fabricação, certificação e conexão no menor tempo possível para que a oportunidade possa ser maximizada”, comenta.
Falando sobre como funciona a jornada do cliente dentro da Quectel, Simon destaca fatores como o envio de milhares de módulos específicos para uma montadora, assim como a oferta de placas de avaliação criadas especificamente para startups de saúde.
“Nosso interesse em ambos os casos é ajudar nossos clientes a tornar suas ideias realidade e levá-las ao mercado, erradicando a complexidade, auxiliando na simplificação e acelerando o lançamento comercial”, diz ele.
A visão da Quectel sobre o avanço do 5G e do IoT no Brasil e a importância do Futurecom neste cenário
Para Simon, "o Brasil inova na adoção do 5G, com o leilão não arrecadatório, focando realmente na rápida adoção do mercado.”
Falando sobre a atuação da Quectel no Futurecom 2022, Simon destaca o desejo da empresa em mostrar aos visitantes que suas soluções estão “100% focadas em ajudá-los a ter a melhor e mais rápida adoção das novas e melhores tecnologias para suportar o crescimento de suas empresas.”
Em suas palavras: “O Futurecom 2022 se tornou um grande evento de soluções para o mercado de TI e Telecom, reunindo todos os profissionais da área e para nós estar presente é a oportunidade única de, em três dias, nos relacionarmos com todos esses participantes e demonstrar nossa liderança global no mercado de IoT.”
Se você quer saber mais sobre as inovadoras soluções em módulos, antenas, CaaS e demais ofertas focadas em conectividade e IoT da Quectel, acesse o site da empresa e conheça todo seu impressionante portfólio!