Considerado o maior evento de tecnologia, telecomunicações e transformação digital da América Latina, o Futurecom realizou sua solenidade oficial de abertura nesta segunda-feira, 17 de outubro, às 19h45, no auditório principal do São Paulo Expo, em São Paulo.
Autoridades presentes na abertura Futurecom 2022
Várias autoridades estiveram presentes, entre elas, discursaram Victor Godoy, Ministro de Estado da Educação e Estella Dantas, Secretária Executiva do Ministério das Comunicações. Participaram também da solenidade de abertura Marco Basso, CEO da Informa Markets e Hermano Pinto Jr, Diretor de Infraestrutura & Tecnologia da Informa Markets e responsável pelo Futurecom.
Marco Basso, CEO da Informa Markets, iniciou a cerimônia de abertura do Futurecom 2022. Em seu discurso, enfatizou que a principal meta da Informa Markets é criar plataformas para que indústria e mercados especializados cresçam a partir de oportunidades geradas pela empresa, sejam elas em encontros presenciais ou virtuais.
“E foi nessa linha de atuação que trabalhamos para transformar o Futurecom em uma plataforma de conexão de mercados e de mídias digitais. Desde seu lançamento, o Futurecom se consolidou como a principal referência dos setores de TI e telecomunicações. Somos hoje o principal ponto de referência da tecnologia da informação e de demonstração de tudo o que as pesquisas foram capazes de desenvolver. Tudo isso, sempre com o apoio de empresas globais e empreendedores nacionais empenhados na melhoria da qualidade de vida.” complementou o CEO.
Hermano Pinto Jr, Diretor de Infraestrutura & Tecnologia da Informa Markets e responsável pelo Futurecom iniciou seu discurso recepcionando a comunidade de tecnologia, telecomunicações e transformação digital.
Também homenageou Ethevaldo Siqueira, que faleceu neste domingo aos 90 anos: “Ethevaldo foi pioneiro na cobertura voltada à tecnologia e astronomia, tendo participado de grandes coberturas e entrevistado ícones do setor. o jornalista sempre esteve presente ao futurecom e nos brindou com várias participações como palestrante e mediador.”
Sobre o evento, destacou que o grande protagonista será a tecnologia 5G, que vai além de uma mera evolução de parâmetros conhecidos.
Em relação aos painéis do Congresso Futurecom, ressaltou os temas: utilização do metaverso voltadas a empresas B2B, a importância das redes neutras e o compartilhamento das redes, o 5G para a agricultura, comunicação, cidades inteligentes, educação, entretenimento, indústria e medicina e o 6G que vai provocar mudanças radicais a partir de 2030.
“Portanto, o Futurecom 2022 será dinâmico e reunirá os principais players de mercado para discutir sobre assuntos que estão em evidência e que contribuem para o ecossistema de negócios e inovação no cenário mundial. Além de promover e trocar conhecimento, o Futurecom é um ambiente de networking.”
Estella Dantas, Secretária Executiva do Ministério das Comunicações, iniciou seu discurso explicando que nos últimos 2 anos o Ministério das Comunicações teve o importante papel de trazer o 5G para o Brasil. Ressalta que mesmo na pandemia, visitaram outros países, discutiram pontos com órgãos de controle e com a Anatel.
"É com prazer que eu digo que hoje todas as capitais brasileiras já estão com o 5G."
Também ressaltou que avançaram na área de educação, conectando escolas nas zonas rurais e abrindo portas e oportunidades para estudantes. Como exemplo, citou levarem energia elétrica e conexão à escola de São José da Cachoeira, dentro de uma aldeia indígena.
A Secretária Executiva finalizou enaltecendo o leilão do 5G não arrecadatório, que permitiu o reinvestimento em conectividade no Brasil.
Victor Godoy, Ministro de Estado da Comunicação, enfatizou a importância da transformação digital em seu discurso. “A tecnologia em todas as suas dimensões é aliada da educação.”
Para a transformar a educação no Brasil, o Ministro elencou 5 critérios estruturados pelo Ministério: recuperação da educação e combate a evasão escolar; estabelecimento de uma nova política de educação; reforma do ensino médio e fortalecimento do ensino técnico; valorização dos profissionais de educação e transformação digital da educação brasileira.
Sobre o uso da tecnologia na educação, o Ministro ressaltou a adição da matéria pensamento computacional desde o primeiro ano do ensino fundamental, a adaptação de um aplicativo finlandes Graphogame para a alfabetização ainda no primeiro ano do ensino fundamental, e o uso da tecnologia de inteligência artificial para calcular o risco de evasão escolar e correção de redação, não só gramática, mas também contexto e coesão.
Show do Thiago Arancam
Nesta edição, o show de abertura foi com o brasileiro Thiago Arancam, dono de uma voz poderosa e considerado um dos maiores tenores da atualidade. Atualmente, o artista está com a turnê “Mágico Amore”, onde mistura o clássico e o popular contemporâneo, contemplando o romantismo com músicas inéditas e grandes sucessos como “My Way”, “Con te”, “Nessun Dorma”, “Il Mondo”, entre outros.
Bacharel em canto erudito pela Faculdade de Música Carlos Gomes de São Paulo, Arancam venceu, em 2004, o Concurso Internacional de Canto Erudito Bidu Sayão, que lhe garantiu acesso à conceituada Academia de Canto Lírico do Teatro Alla Scala, de Milão, onde se formou em canto lírico, em 2007. O artista já se apresentou nos principais teatros do mundo, em mais de 40 países.
Em sua apresentação, performou grandes clássicos de “Andrea Bocelli”, “Frank Sinatra”, uma adaptação de “Ed Sheeran” e o compilado de hits de “O Fantasma da Ópera”, em que protagonizou a versão brasileira.
Ainda da tempo de participar da 22ª edição do Futurecom, de 18 a 20 de Outubro de 2022. Compre já o seu ingresso!