Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Principais temas abordados no MWC 2022

Pos MWC by Futurecom.jpg
Confira o que a equipe da Futurecom trará no Pós MWC by Futurecom, um evento virtual para falar das soluções apresentadas novidades do Futurecom 2022.

Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março de 2022 aconteceu mais uma edição do Mobile World Congress em Barcelona (Espanha), o MWC 2022

Integrando uma importante missão de executivos e autoridades brasileiras, o Diretor do Futurecom, Hermano do Amaral Pinto Jr., e o Executivo de Vendas, Fabio Tapigliani Salina, cumpriram uma extensa agenda de reuniões com grandes marcas e importantes nomes, apresentações e experiências durante esses 3 dias.

Alguns assuntos e tendências foram importantes para o desenvolvimento do ecossistema brasileiro, e por isso, serão compartilhadas e apresentadas no dia 7 de abril de 2022, no Pós MWC Barcelona by Futurecom, um encontro virtual para falar sobre esses temas e as novidades para o Futurecom 2022. Inscreva-se gratuitamente!

Confira abaixo um pouco do que foi

Sustentabilidade e ESG

A eficiência energética apareceu diante da ampliação gigantesca de dispositivos conectados e processamentos de petabytes. Pela primeira vez, o MWC abriu espaço para o mundo da energia com o “Global Digital Power Forum 2022”, tendo a Huawei como a sua principal patrocinadora.

Metaverso

O Metaverso surgiu em diversas exposições e duas vertentes de Metaverso foram extensivamente tratadas:

  1. Como mídia de interação social (modelo B2B2C, com muita gamificação);
  2. Como ferramenta de desenvolvimento de novos negócios (modelo B2C, com realidade aumentada e IA dedicada aos universos tratados).

Destaque também para lançamentos comerciais dentro do metaverso, e várias marcas de mobilidade urbana utilizando metalinguagem e metaversos.

6G

O tema 6G esteve presente nas apresentações das áreas fechadas das grandes empresas de tecnologia. As projeções para 2030 foram demonstradas através de aplicações (como a internet táctil e a holografia), e em termos de soluções de redes hiper otimizadas (gestão e network slicing).

“Coopetição”

A junção dos termos “cooperação” e “competição” evidencia o modelo de parcerias demonstrados na MWC entre as operadoras de telecomunicações. Globalmente, esse modelo já teve sucesso com a origem do conceito de Indústria 4.0. Atualmente, essas parcerias estão focadas na educação, mercado financeiro, manufatura e serviços de cidades inteligentes.

Transformação digital e Cloud

Esta foi uma tendência crescente nos anos de pandemia, e a consolidação entre fornecedores de solução e de tecnologia ficou aparente durante o MWC. As tradicionais empresas de tecnologia, e também novos entrantes, tendem a compor novas parcerias com os hyperscalers e operadoras.

Digital Divide

A temática de como reduzir os efeitos da brecha digital, em termos da inclusão de populações sem acesso à internet, surgiu em vários debates e na exposição com soluções de FWA (Fixed-Wireless-Access) e outras formas de Acesso Fixo. Todo o debate de cobertura eficiente e modernização de rede passava pela questão da “redução do custo por bit” e da “configuração das redes com maior eficiência energética”.

Home Business

O gerenciamento da crescente complexidade das redes, dos acessos e a questão de super agregação de conteúdos foram também bastante presentes no MWC, dada a crescente demanda por soluções de consolidação de streaming, aplicativos de conteúdo/mídias sociais e games. Quase todas as empresas trouxeram hubs terceirizados de acesso de alta capacidade (fibra e GPON) e distribuição em WiFi-6 para a residência. E claro, a questão de cibersegurança sempre esteve presente em todas as aplicações.

Internet das Coisas

O tema continua quente, principalmente em termos de startups chegando ao mercado com as mais diversas soluções. O ecossistema destas empresas é amplo, com a tendência de se expandir dada a diversidade de aplicações possíveis. Destaque para a oferta crescente de soluções de “digital twins” com o crescente uso de “edge computing”, ou seja, com o barateamento da computação de borda este tipo de solução acabou se tornando mais presente. A adoção mais extensiva do IoT em redes 5G é algo defendido por todas as operadoras e fornecedoras pela possibilidade de conexão massiva de dispositivos em uma única célula.

Cadastre-se gratuitamente e reveja o Pós MWC Barcelona by Futurecom e fique por dentro dessas e muito mais novidades!

TAG: MWC 2022
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar