Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Ministro Marcos Pontes destaca as ações do MCTIC durante o Futurecom Digital Week

FuturecomDW dia2.png
Ciência e Tecnologia e o crescimento da Economia Brasileira foi o tema da conversa do ministro com Hermano Pinto, diretor do evento

Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, foi o convidado especial deste segundo dia do Futurecom Digital Week, que segue até o dia 11 de novembro. Hermano Pinto, diretor de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, conversou com o ministro sobre ‘Ciência e Tecnologia e o crescimento da Economia Brasileira’. Um dos pontos debatidos foi a importância que o tema traz para a Educação como ferramenta para desenvolver a economia social, como a implantação das câmaras setoriais, os projetos de inteligência artificial e outras ações para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções alinhadas com as demandas de mercado. “Temos um sistema nacional integrado de Ciência e Tecnologia de inovações, com um conselho nacional trabalhando nesse momento com as câmaras técnicas. Temos uma política definida, com direcionamentos sobre o queremos para o Brasil daqui a 5, 10 e 30 anos.

É um sistema espalhado pelos estados, setor público, privado e terceiro setor, focado na convergência de interesse para alcançar uma sinergia nos resultados. Tudo isso, pensando no orçamento pessoal, na legislação e nos sistemas de coordenação. Agora, temos um ponto de inflexão no orçamento, mas vai melhorar muito para o ano que vem, tanto para o próprio Ministério quanto para ações alternativas como estruturas financeiras de uma Secretaria voltada para trazer investimentos no setor”, afirma o ministro. Pontes comentou ainda que tem planos para promover cursos técnicos para ter um trabalho continuado em parceria com as universidades, com o objetivo de formar futuros profissionais, já alinhado com as prioridades do País.

Pontes reforça que o Ministério tem trabalhado intensamente para a inovação, com alternativas diversas para melhorar o ambiente de pesquisa desenvolvimento do País, dentro do Plano Nacional de Internet das Coisas, que prevê atuar em Indústria 4.0, Saúde 4.0, Cidades Inteligentes, Agro 4.0 e Turismo 4.0. “A missão do Ministério é produzir conhecimento e riquezas para o País, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas, ser hub de conexão com vários atores e ferramentas de coordenação já estabelecidas para auxiliar em todas as áreas técnicas. Queremos transformar conhecimento em nota fiscal, em empregos, com resultados práticos da ciência”.

Há demandas e expectativas de contribuições do ministério em vários setores, como por exemplo, no Agro 4.0. “A tecnologia é transversal, precisamos do sistema de tecnologias para apoiar a conectividade como um todo, fazendo uma junção de Internet das Coisas e inteligência artificial, além de uma série de outras tecnologias habilitadoras”. A chegada do 5G também vai contribuir muito para isso, segundo o ministro.

Marcos Pontes abordou outros assuntos como energia nuclear, a Torre MCTI, criada recentemente pelo Ministério, para permitir maior foco em inovação, além das parcerias internacionais para desenvolvimento industrial.

Ainda não se inscreveu no Futurecom Digital Week? Garanta seu a acesso à plataforma e conteúdos on-demand gratuitamente aqui!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar