Nesta edição de 2024, o Congresso Futurecom, que traz como tema central “Brand New World on the Edge - A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”, terá três trilhas de conteúdos e abordará novas verticais como mineração e utilities, que irão se juntar aos setores de agro, varejo, saúde, logística, indústria e governo para apresentar tendências, inovações e soluções sobre o impacto das novas relações homens versus máquinas.
A reinvenção do cuidado, Inteligência Artificial robótica, inovação nos serviços e Parcerias Público-privadas estão moldando os novos métodos para o futuro da Saúde. Já no campo, confira as discussões de aspectos regulatórios à segurança de dados do produtor rural, monitoramento, automação e sustentabilidade.
Novas tecnologias para o futuro da Saúde
Um dos objetivos mais relevantes do Futurecom 2024 é levar a público o conhecimento de como os recursos tecnológicos e a conectividade podem melhorar a qualidade de vida da população. É por isso que a questão da Saúde está em destaque no temário do congresso.
O maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina vai trazer discussões acerca do futuro da saúde, da inovação e de como reinventar os métodos do cuidado, da prevenção e da predição de doenças com as possibilidades proporcionadas pela Inteligência Artificial. O destaque fica para os painéis Future Health e a Reinvenção do Cuidado: conectividade, GenAI e robótica em debate e PPPs: Novas Tecnologias e Inovação a Serviço da Saúde Brasileira.
O primeiro terá como debatedores Andrea Bocabello, diretora executiva de estratégia, inovação e ESG do Grupo Fleury; Lilian Hoffmann, diretora executiva de Tecnologia e Inovação da BP-A Beneficência Portuguesa; Anderson Rocha, full-professor and researcher da Unicamp; Cristiano Valerio Ribeiro, médico e gerente de Geração de Valor do Hospital Sírio-Libanês; e Marcia Ogawa, ex-sócia líder da indústria de tecnologia, mídia e telecomunicações da Deloitte Brasil e agora na Inova HC.
Esse será o momento de questionamento sobre o futuro da saúde e como as soluções centradas no ser humano, impulsionadas pela conectividade de baixíssima latência e ultravelocidade, GenAI, robótica, Big Data, entre outras inovações, estão revolucionando o setor da saúde e do cuidado. Tecnologias como essas moldam o cuidado médico, além de promover uma abordagem mais holística para o bem-estar. Do ponto de vista dos negócios, a eficiência e a construção de novos modelos voltados à saúde tornam-se viáveis.
Já o painel PPPs: Novas Tecnologias e Inovação a Serviço da Saúde Brasileira chama a atenção para a Saúde Pública e a visão de longo prazo e o legado de iniciativas com base nas parcerias público-privadas em transferir conhecimento por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisas, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializadas em abrangência nacional. A ideia é aprimorar o Sistema Único de Saúde com recursos que envolvem telemedicina, interoperabilidade de dados e Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), entre outros.
Para o debate, estão confirmadas as presenças de Layssa Andrade Oliveira, coordenadora de pesquisa do Núcleo de PCDT e ATLAS da Unidade de ATS do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Camila Rocon, coordenadora médica da Saúde Digital do Hospital do Coração-HCor; e Edson Amaro Junior, médico neurorradiologista responsável pela área de Big Data do Hospital Israelita Albert Einstein-HIAE; com mediação de Ana Cristina Marques Martins, gerente-geral de Regulação Assistencial da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO) da Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Inteligência Artificial no agronegócio
Para incentivar o crescimento do setor, o governo anunciou, no mês passado, o investimento de R$ 400 bilhões em crédito agrícola (Plano Safra), contando com a continuidade do crescimento do PIB do agronegócio que em 2023 foi responsável pela fatia de 23,8% do PIB nacional, segundo dados do CEPEA/CNA.
Contando com o incentivo, agricultores estão em fase de implantação da IA no negócio - monitoramento, automação e sustentabilidade. Mas quais os principais desafios da nova tecnologia? Num país com realidades tão diversas e especificidades tão diferentes em cada região e negócio, quais as soluções para o setor? Para responder a essas e outras questões, o Future Congress traz o debate para o palco no painel “Future Agro: a inovação à disposição do campo”, no dia 8 de outubro, às 16h40, no Auditório 1.
Primeiramente, Paola Campinello, presidente do Conectar Agro, fará uma palestra, seguida da discussão entre Fernando Degobbi, CEO da CooperCitrus; Ana Margarida Castro Euller, diretora executiva de Negócios da Embrapa; e Alexandre Dal Forno, diretor de IoT & 5G na TIM Brasil, Rodrigo Oliveira, CEO da Sol by RZK. O mediador do painel será Mauro Periquito, diretor da Kyndryl.
Ainda no dia 8 de outubro, a Arena FutureTalk, aberta aos visitantes, será inteiramente dedicada ao agronegócio com palestras e painéis de debates:
- Às 14h, O Futuro do Agronegócio
- Às 15h, Conectividade no agronegócio: Como as tecnologias inovam o dia a dia do produtor rural.
A IA na automação do agro tem potencial de auxiliar nos desafios do setor e aprimorar ferramentas de automação, como a redução de custos de produção com o uso racional de recursos. As mudanças climáticas também são uma preocupação, pois afetam o planejamento. O controle de pragas, doenças, falhas no plantio, por exemplo, poderão ser monitoradas por imagens de satélites ou obtidas por câmeras em pouquíssimo tempo.
Um ponto importante é a segurança dos dados e o aspecto regulatório. A privacidade dos dados precisa de soluções exclusivas para o setor, que defina os dados que serão recolhidos, quais os protocolos aplicados, como será o armazenamento e o compartilhamento, qual será a política de acesso. De qualquer forma, novas soluções vão aparecer à medida que as dificuldades forem superadas, de modo a atender às necessidades do setor e beneficiar toda a sociedade.
Futurecom 2024
A 24ª edição da feira vai conectar mais de 30 mil profissionais que poderão se atualizar e promover o networking aproveitando o conteúdo do congresso, as reuniões, os debates e a grande exposição, que já conta com grandes marcas confirmadas, o que demonstra a influência do evento para o ecossistema das TICs.
Como líder na integração do universo TIC, o Futurecom facilita a conexão entre empresas, startups e profissionais de tecnologia. Seu objetivo é oferecer soluções de conectividade e acesso a tecnologias de ponta, além de insights estratégicos para líderes empresariais e empresas inovadoras em diversos setores da economia.
O Futurecom 2024 tem expectativa de superar a edição anterior e levar ao seu evento mais de 250 marcas expositoras, 800 palestrantes e mais de 240 horas de conteúdo disponíveis nas trilhas de conhecimento, em um espaço de cerca de 25 mil metros quadrados.
Nosso encontro no principal evento de tecnologia e telecom da América Latina acontecerá entre os dias 08 e 10 de outubro de 2024. Confira os expositores, atrações e compre o seu ingresso! Conheça também os Congressos do Futurecom, com tema "BRAND NEW WORLD ON THE EDGE – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas"! Use o cupom FDIGITAL15 para garantir 15% de desconto!