Graduado em administração de empresas com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcio Kanamaru foi um dos painelistas do Pós-MWC Barcelona By Futurecom, realizado no último dia 4 de abril para falar do importante evento sobre conectividade e inovação sediado na Espanha.Com diversas especializações na área, Kanamaru possui longa experiência executiva com ênfase em desenvolvimento de negócios e marketing nos setores de mídia, tecnologia e telecomunicações.
Com mais de 25 anos de atuação na área, o especialista atuou em cargos de liderança de diversas empresas como como Napster, Intel, EMC e NetApp antes de se juntar à KPMG como líder do segmento TMT no Brasil e América do Sul.Embaixador do programa “Emerging Giants”, de mentoria para startups da KPMG , e professor convidado dos programas de pós-graduação e MBA da FGV, Kanamaru conversou conosco sobre o evento. Confira abaixo a entrevista completa!
Futurecom: Pode nos falar mais sobre a história e principais campos de atuação da KPMG, em especial no Brasil?
Marcio Kanamaru: “A história da KPMG remonta ao fim do século 19 e início do século, quando nossos fundadores Piet Klynveld, William Barclay Peat, James Marwick e Reinhard Goerdeler estavam iniciando suas respectivas carreiras e firmas. Observe que KPMG é um acrônimo formado pelas iniciais dos sobrenomes desses quatro grandes profissionais.
Assim, embora a rede tal e qual a conhecemos hoje tenha surgido apenas em 1987, quando a Peat Marwick International e a Klynveld Main Goerdeler se fundiram com suas respectivas firmas-membro, nossa trajetória é bem mais antiga, perfazendo 150 anos de aprendizados, construção reputacional e fortalecimento do nosso legado.
No Brasil, a semente da KPMG foi plantada em meados de 1915, quando William Barclay Peat firmou seu primeiro acordo de parceria para operar na América Latina e escolheu o Rio de Janeiro como base. Em 1987, ao mesmo tempo em que a Peat Marwick International e a Klynveld Main Goerdeler se fundiam globalmente, suas respectivas firmas-membro, incluindo a Roberto Dreyfuss, no Brasil, tornavam-se parte do todo.
Hoje, as firmas-membro da KPMG estão entre as principais prestadoras globais de serviços nas áreas de Auditoria, Tax e Advisory, com mais de 236 mil profissionais atuando em todo o mundo. Localmente, somos cerca de cinco mil profissionais distribuídos em 13 Estados e Distrito Federal, em mais de 20 cidades. Nossos times estão preparados para desenvolver estratégias inovadoras, com um olhar abrangente e especializado sobre a realidade de cada cliente e setor.
Utilizamos metodologias e tecnologias exclusivas, o que nos permite contribuir ainda mais para a qualidade das informações nas tomadas de decisões.”
Futurecom: Quais são os principais produtos e serviços da KPMG, e como funciona a jornada do cliente dentro da empresa?
Marcio Kanamaru: “A KPMG atua nas áreas de Audit, Tax e Advisory. Nesta resposta, destaco como funciona a nossa abordagem de maneira geral, pois nossas ofertas são pensadas estrategicamente conforme as necessidades do cliente.
Em Audit, a jornada do cliente começa com uma abordagem diferenciada, que garante economia de recursos, na medida em que permite colocar um foco maior naquilo que tem mais potencial para gerar valor para o negócio. Além de contarmos com profissionais de excelência, entregamos soluções integradas, que simplificam a auditoria da empresa, promovem a eficiência com visibilidade em tempo real e oferecem mais qualidade.
Em Tax, nós auxiliamos os clientes a lidar com todas as complexidades do arcabouço tributário em âmbitos nacional e internacional, porque temos conhecimentos e experiências que se acumularam durante anos e desenvolvemos a capacidade de pensar além do presente, prevendo as consequências de ações e decisões a curto, médio e longo prazos.
Já Advisory apoia as decisões estratégicas e o desenvolvimento de projetos dos clientes com abordagem multidisciplinar, que inclui competências nas áreas de planejamento estratégico, fusões e aquisições, governança corporativa, riscos e compliance, melhoria de performance financeira e operacional, terceirização de serviços, inovação, uso estratégico de tecnologia etc.
Estamos aptos a desenvolver projetos de alto impacto, aliando gestão e inovação para apoiar todas as fases da jornada de transformação digital dos clientes. Para isso, fazemos uso integrado de tecnologias disruptivas e da nossa vasta experiência em diferentes setores, ainda contamos com áreas de inovação importantes como Lighthouse e LEAP (Open Innovation Hub em parceria com Distrito) para apoiar ainda mais nossos clientes no desafio cotidiano da dinâmica dos negócios globais e locais.”
Futurecom: Quais os principais cases de sucesso da companhia?
Marcio Kanamaru: “A KPMG tem triunfado em diversos projetos em inúmeras áreas de expertise, e portanto não divulgamos um caso de sucesso específico. Entretanto, comentamos que áreas como ESG, M&A, auditoria, aconselhamento tributário, implementação de tecnologias como no-code/low-code, ERPs, robotização, regulatório e analytics, bem como cloud computing, são algumas áreas com projetos de sucesso onde com qualidade e assertividade na entrega fazem da KPMG Brasil um aliado estratégico importante na transformação de negócios de seus clientes.”
Futurecom: Quais diferenciais a KPMG tem em relação a outras empresas do mercado, e quais ganhos de valor os clientes que optam por ela têm?
Marcio Kanamaru: “Para responder a esta questão é essencial falar sobre os nossos valores. Eles representam tudo aquilo em que acreditamos e entendemos como fundamentais à nossa organização. Nossos valores guiam nossos comportamentos no dia a dia, impactando ações, interações e relacionamento com clientes e outros stakeholders. E que valores são esses?
Nós costumamos nos referir a eles em inglês: Integrity, Excellence, Courage, Together e For Better. Ou seja, sempre fazemos o que é certo, estamos comprometidos com a excelência, somos arrojados, respeitamos uns aos outros, utilizando eventuais diferenças como elementos para fortalecer ainda mais as nossas bases e fazemos o que realmente importa.
Nossos clientes encontram em nós as respostas de que eles precisam em todos os campos que se puder imaginar – desde soluções e inovações tecnológicas até a gestão dos processos de transformação em quase todas as áreas da atividade humana, do agronegócio à indústria de tecnologia, de life sciences aos setores de energia e mineração, dos bancos às empresas educacionais.
Estamos tão comprometidos em oferecer o melhor que criamos a iniciativa One Americas, que nos permite integrar todas as firmas-membro das Américas de modo a oferecer a melhor solução, com o suporte de times experientes, a todos os nossos clientes dos países das Américas do Norte, Central e do Sul. Em resumo: colocamos o cliente em primeiro lugar em tudo o que fazemos e não existe diferencial mais importante do que este.”
Futurecom: Qual é a importância de eventos como o Pós-MWC Barcelona do Futurecom?
Marcio Kanamaru: “O evento de Download do MWC Barcelona é fundamental para revisitar tópicos importantes que foram discutidos no evento, e podermos apoiar nossos clientes e a indústria no alinhamento da visão estratégica de suas corporações apoiadas pelas tendências mais atuais do mercado.
Este tipo de evento é sempre uma oportunidade única de explorar de maneira ampla, com a participação de lideranças do mercado, diversos pontos de vista que contribuem com o enriquecimento da avaliação do evento para o setor.”
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