Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

cenário dos riscos de fraudes em TELECOM

Embratel apresenta cenário atual dos riscos de fraudes em TELECOM

Em mais um dia de intensa programação de conteúdo para os visitantes, o Futerecom contou com uma palestra especial da Embratel sobre o cenário atual de fraudes em TELECOM. Para se ter uma ideia, segundo o Relatório Global de Fraude & Risco de 2018 da Kroll, para 54% das empresas ouvidas, os prejuízos decorrentes desse problema representaram cerca de 4% de sua receita. E para 5% do total, a perda de dinheiro foi equivalente a 10%.

Durante a apresentação, Yanis Stoyannis, Gerente de Consultoria e Inovação em Cyber Segurança da Embratel, mostrou que a natureza dessas fraudes, segundo dados da Data Breach Investigations Report de 2017, tem a ver, na maioria das vezes, com senhas fracas/furtadas, técnicas de hacking, uso de malware e engenharia social. “Cada vez mais as fraudes afetam o patrimônio das empresas, provocando perda de receita significativas”, ressalta o especialista.  

Não à toa, 87% dos Global CEOs estão investindo em segurança digital para construir maior confiança com seus clientes, segundo levantamento do The Global State of Information Security Survey de 2018. Além disso, 58% dos CEOs brasileiros citaram a segurança digital como principal iniciativa estratégia de TI para 2018, de acordo com o Overview do Mercado de TIC no Brasil da IDC.

Para as operadoras de serviços, portanto, o grande desafio é compreender a natureza e as tendências das fraudes para, então, estabelecer uma estratégia de proteção cibernética. Como recomendação para isso, Stoyannis ressaltou a conscientização do risco. “Este é o principal ponto. As empresas precisam entender o perigo a que estão expostas”, declara.

Além disso, desenvolver um planejamento estratégico de segurança, avaliar o impacto organizacional que as fraudes podem causar e implementar uma infraestrutura eficiente de proteção são medidas que podem mitigar os riscos de ataques e, consequentemente, a perda de capital.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar