Fundada pelos brasileiros Lincoln Ando e Raphael Melo, CEO e COO da empresa, respectivamente, a idwall nasceu em 2016 como uma solução para um dos maiores problemas enfrentados no mundo todo: a falta de confiança no ambiente digital. Como resposta, a idwall apresenta a primeira plataforma all-in-one para verificação de identidade, gestão de riscos e onboarding digital, que é referência internacional no mercado regtech.
A empresa teve mais de R$ 245 milhões (ou US$ 51,6 milhões) recebidos em investimentos em sete anos, registrando o Series C em menos de dois anos depois do Series B.
Hoje, está consolidada e se posiciona como uma empresa de tecnologia, que figura entre as 100 regtechs mais inovadoras do mundo, segundo a Fintech Global.
Principais clientes e cases de sucesso da idwall
A idwall possui um time multidisciplinar de cerca de 450 pessoas que constroem as pontes que colocam a estratégia de negócio dos mais de 430 clientes da empresa em outro patamar. Entre os diversos setores atendidos estão telecomunicações, instituições financeiras, transportadoras e logística, delivery, locação de automóveis, marketplaces, seguros, mobilidade urbana, fantasy e apostas esportivas.
O produto é utilizado por importantes players como Safra, Bradesco Saúde, Loggi, OLX, iFood, Sicredi, Quinto Andar, Ebanx, Unidas, Movida, Bitz, Olist e FreteBras, entre outros, o que denota a credibilidade e excelência da empresa na área.
Conheça a plataforma all-in-one da idwall
A plataforma all-in-one da idwall é referência em gestão de identidade na América Latina. Além de criar verificações de segurança e prevenir riscos, a solução oferece gestão integrada de dados, implantação simples e orquestração de fluxos de monitoramento personalizados em todo ciclo de vida do usuário com a empresa, melhorando a experiência de cadastro e de contato com o negócio nos demais momentos da jornada.
Com tecnologia proprietária baseada em Inteligência Artificial, a idwall entrega soluções inteligentes que oferecem automação de processos, quebra de silos e enriquecimento de dados, gerenciamento e segmentação completo de perfis, dados e histórico de validação dos usuários. O uso da inteligência economiza recursos, escala processos e potencializa a estratégia dos clientes.
Para garantir a segurança sem comprometer a experiência do usuário, a idwall adota a estratégia de smart friction, na qual se coloca fricção para o usuário de forma pontual e apenas em momentos necessários, de acordo com o apetite de risco de cada empresa, equilibrando segurança e experiência.
Além da atualização tecnológica, a idwall está atenta às novidades regulatórias, como, por exemplo, a Resolução Conjunta nº 6 publicada em maio deste ano pelo Banco Central e o Conselho Monetário Nacional, que prevê o compartilhamento de dados de fraudes entre as instituições do setor financeiro. Há uma preocupação do mercado para garantir a segurança, ainda mais com o aumento significativo de golpes, que segundo o Banco Central, geraram cerca de 2,5 bilhões de prejuízo em 2022.
As soluções da empresa no novo cenário digital
A tecnologia é uma constante na vida das pessoas e a segurança no ambiente digital se torna cada vez mais essencial. Um exemplo de perspectiva é o aumento da capilaridade da cobertura 5G, na qual muitos novos produtos e soluções associados ao universo IoT serão criados e ampliados, como smart city, smart campus, smart home, carro conectado, telemedicina, segurança e etc.
Todo este universo de novos componentes tecnológicos a serem conectados com pessoas ou empresas demandará validações de alta capacidade.
Nesse contexto, a idwall se destaca como uma parceria estratégica, possibilitando que as empresas do setor de telecomunicações avancem com confiança nesse cenário em constante transformação.
A plataforma end-to-end da idwall, oferece uma solução completa de gestão de identidade digital para empresas de telecomunicações, seja no reset de senhas e atualizações cadastrais, autorização de pagamentos, resgates, transferências e transações de risco.
Ao verificar dados biométricos, cadastrais e documentais, a plataforma reduz custos ao reutilizar essas informações, mantém a segurança e melhora a experiência dos clientes.
Além disso, a idwall compreende a importância da agilidade e da eficiência no processo de validação em um cenário tão dinâmico.
Por meio da centralização dos dados cadastrais dos usuários e automatização da busca por informações personalizadas, a idwall otimiza os processos, reduz custos operacionais e permite a rápida integração das validações necessárias.
Os principais dados da atuação da idwall
Em 2022, a idwall realizou mais de 300 milhões de verificações para seus clientes. A cada segundo, três pessoas foram verificadas pelas soluções da empresa:
- Foram mais de 30 suspeitas de fraudes ou irregularidades no cadastro identificadas por minuto com a tecnologia
- Background check, cerca de 28% das verificações mensais apresentaram algum tipo de risco aos negócios dos clientes.
- No ano passado, com a verificação biométrica da idwall, cinco a cada 100 tentativas de cadastro com realização de comparação facial foram invalidadas por baixa semelhança. Na verificação de documentos, mais de 120 mil suspeitas de fraudes foram detectadas por mês para os clientes da companhia.Situação semelhante ocorre na captura inteligente de fotos: uma a cada 10 das imagens foram invalidadas devido a envio ilegíveis ou com baixa qualidade de captura.
A plataforma da empresa se tecnologia torna o processo de extração de dados: 4,5 vezes mais rápido com o OCR (Optical Character Recognition - Reconhecimento Ótico de Caracteres, em português) , o que gera economia de cerca de 30% dos custos financeiros de operação.
Além disso, a empresa também é reconhecida por diversos prêmios, como:
- Great Place to Work (cinco anos consecutivos, renovado em 2023);
- LinkedIn Top Startups (2019);
- Programa Mastercard Start Path (2019);
- 50 Startups que Mudam o Brasil - Exame (2021);
- Grandes Exemplos Endeavour - Categoria Diversidade e Inclusão (2020);
- Top 100 Regtech (nível mundial - 2017, 2018, 2019, 2020);
- 100 Startups to Watch (2019);
- Lincoln Ando: MIT Innovators Under 35;
- Lincoln Ando e Raphael Melo: Forbes 30 Under 30 Brasil
Entre em contato com o time da idwall e saiba mais sobre como as criações da empresa podem auxiliar seu negócio a se tornar mais seguro e efetivo!