Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Combinando os conceitos Lean e as tecnologias da Indústria 4.0

Combinando os conceitos Lean e as tecnologias da Indústria 4.0.jpg
Filosofia de cultura organizacional aplicada às inovações do setor industrial pode trazer benefícios diversos ao segmento. Confira mais sobre o tema!

Lançado pelo Governo Federal em 2019, o Plano de Ação da Câmara Brasileira da Indústria 4.0 do Brasil prevê que a adoção da quarta geração industrial no setor industrial brasileiro gere economias de até R$ 73 bilhões por ano.

Com ações programadas até 2022, o projeto considera a modernização do segmento e fatores como ganho de eficiência, redução de custos operacionais e consumo energético e otimização da produção como pontos chave para que a indústria se torne cada vez mais lucrativa e otimizada.

Mas, afinal, como diferentes inovações e conceitos, como o Lean, podem auxiliar na adoção e avanço na indústria 4.0? O tema foi debatido no Futurecom Digital Week 2021, em painel com especialistas que contou com mediação de Pablo Deivid Valle, Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Industrial 4.0 da Universidade Federal do Paraná.

O debate contou com patrocínio da IBM e da Dell. Confira mais abaixo!

Visão humana como ponto de partida para a indústria 4.0

O painel reuniu uma série de especialistas no tema: Ana Paula Corazzini, Diretora de TI da Elgin; Gerson Freire, Diretor de Enterprise da Dell; Mauricio Mazza, CIO da Mercedes-Benz do Brasil; Helder Kohs, CIO da Continental; Claudia Muchaluat, Head of Strategic Business Development da IMB; e Heitor Cauneto, Global Manufacturing Excellence Director da Bunge.

Abrindo as conversas sobre o tema, o representante da Mercedez-Benz explicou como a companhia modernizou suas fábricas brasileiras levando tal modernização dos conceitos Lean aplicados na nova fase industrial em conta.

“A gente faz questão de nunca abandonar essa visão centrada no ser humano, trabalhar o que temos de melhor, que é a capacidade de cognição, de tomada de decisão e flexibilidade que só o ser humano tem, e potencializar isso com as ferramentas da indústria 4.0”, observou Mazza.

Ele complementou: “E é importante medir esse resultado. Para termos uma ideia, uma linha de produção construída com os fundamentos da indústria 4.0, e esse é o nosso caso medido e confirmado, ela é 15% mais eficiente do que as nossas duas linhas originais mecânicas de indústria 3.0”.

Sistemas combinados para o avanço tecnológico da indústria

Seguindo uma linha semelhante, Cauneto também mostrou como a companhia onde atua também tem se aproveitado dessas novas atualizações industriais:

“Eu acredito que o Lean, e no caso da Bunge o BPS, nosso sistema operacional global, andam em paralelo e em conjunto, tendo sido iniciadas em nossas plantas ao mesmo tempo. E com eles você pode chegar a 30% e até 50% de melhoria, que  é o que todo mundo quer”, apontou ele.

Ele prosseguiu: “Então se você já tem um processo estável, com maturidade de gestão da rotina, com um mindset dos operadores, e tudo o que o Lean traz, isso é fundamental para complementar a indústria 4.0”.

Ana Paula Corazzini, da Elgin, também demonstrou seus exemplos sobre como a transformação digital nos processos fabris têm sido importantes.

“A gente vem trabalhando para que essas coisas tenham cada vez mais sinergia, para que a gente consiga trazer produtos diferenciados na pronta e que possam agregar serviços diferenciados quando falamos de produtividade e rastreamento do produto até a casa do consumidor”, observou ela.

“E essa é uma jornada na qual estamos trabalhando intensamente, como o conceito Lean é aplicado nesse processo, pois ele permeia e vai para várias frentes de otimização profissional”, concluiu.

Quer saber mais sobre como foi o painel completo e as opiniões dos demais especialistas sobre esse assunto tão importante? Confira a conversa na íntegra no site da Futurecom Digital Week 2021!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar