O conceito da Logística 4.0 refere-se à integração de tecnologias avançadas, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e automação, no gerenciamento da cadeia de suprimentos.

O termo é derivado da “Indústria 4.0”, que representa a quarta revolução industrial focada na digitalização e automação dos processos. Ou seja, a conectividade faz parte da logística 4.0 de forma intrínseca.

Conforme a última edição da pesquisa Espelho Logístico, 56,3% das empresas de logística reconhecem e adotam a tecnologia como parte essencial de suas operações. 

Ainda assim, 35% delas admitem estar atrasadas em comparação aos seus concorrentes. Isso evidencia uma lacuna significativa na adoção contínua de novas soluções tecnológicas. 

Surpreendentemente, 8,4% das empresas estão cientes da importância das tecnologias, mas optam por não implementá-las. 

Ao mesmo tempo, um pequeno percentual de 0,8% não considera o tema relevante para o seu negócio.

No que tange ao investimento em novas tecnologias, 77,2% das transportadoras reportam um compromisso ativo com o avanço tecnológico.

Além disso, 62,3% dos entrevistados demonstram abertura para investir mais nessa área.

Logística 4.0: o que você vai conferir?

  • A importância da conectividade para o uso de tecnologias logísticas
  • Intralogística 4.0
  • Transporte de cargas 4.0

Cadastre-se e baixe o e-book!

Para saber mais sobre o tema, conversamos com Marcelo Cerqueira, professor de cursos de Logística do Senac EAD. Baixe gratuitamente o material!