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Infraestrutura de conectividade e nova geração de veículos para e-commerce

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Gerente da Daimler Trucks & Buses Latin America, Alexandre Vargha conversou com o Futurecom sobre o novo cenário da mobilidade inteligente e sustentável. Leia a entrevista completa!

Em constante crescimento desde a pandemia, o hábito de fazer compras online tornou-se uma prática adotada pelos brasileiros, e a tendência é de que o segmento siga crescendo nos próximos anos.

Como exemplo, um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta que as compras por comércio eletrônico deverão alcançar R$ 185,7 bilhões em 2023. Para 2024, a expectativa é de chegar a R$ 205 bilhões.

Neste cenário, a conectividade cada vez mais eficiente com aspectos como o 5G e o Wi-Fi 6 poderão fazer a diferença, assim como o uso de veículos automatizados e elétricos cada vez mais adaptados para essas funções.

Gerente de Produtos Sênior da Daimler Trucks & Buses Latin America, Alexandre Vargha conversou conosco sobre o tema. Confira a entrevista completa abaixo!

Futurecom: Como funciona a nova geração de veículos para transporte e entregas de produtos de e-commerce?

Alexandre Vargha: “Vivemos um novo momento com a mobilidade sustentável, exigindo novos padrões de qualidade no transporte com baixa emissão de carbono. Este conceito vem sendo reconhecido gerando novos padrões de veículos como o LDV - Lifestyle Delivery Vehicle

O LDV é um novo conceito de veículo projetado para o e-commerce e usado globalmente para entregar pedidos do e-commerce de maneira sustentável, o que também contribui para o atingimento das metas das empresas ligadas ao ESG de atingir os padrões de zero emissões até 2040. 

Embora o LDV deva começar a pegar a estrada em 2023, as empresas planejam iniciar projetos com este veículos para entregas avançadas para refinando a configuração do veículo com sistemas de inteligência conectada e segurança integrados. O LDV é 100% elétrico e foi construído sobre uma arquitetura proprietária de plataforma multiuso (MPP) que integra os motores, o módulo de bateria e outros componentes para otimização e regeneração do uso da energia. 

O conceito LDV tem uma cabine otimizada para uma longa jornada diária de trabalho entregando espaço de carga personalizado e projetado para pequenas caixas. Novos conceitos surgiram neste veículo como uma melhor ergonomia do motorista e a adição de sistemas de mirror eye para melhorar a visibilidade da estrada e inteligência para o registro e análise de imagens da via com I.A e sistema GPS analisando também a condução do veículo. 

O LDV é projetado para entregas stop-and-go de alta frequência e entrega rápida de encomendas à porta, incluindo entrega de supermercado e e-commerce. Seu compartimento de cargas foi personalizado e projetado para entrega de pequenos pacotes, apresentando uma economia competitiva para cada parada. 

Este novo conceito em veículo surgiu inicialmente nos EUA para aumentar suas impressionantes capacidades logísticas. O LDV tem o raio de giro de um pequeno veículo de passageiros em uma pegada compacta e amigável ao estacionamento e nas cidades, melhorando a otimização da carga útil e espaço para um veículo de carga de entrega para o e-commerce direcionado e conectado ao transporte do futuro.

Futurecom: Qual é a importância da infraestrutura de conectividade para otimizar as operações de e-commerce?

Alexandre Vargha: “A indústria automotiva tem se movido no sentido de atuar em três pilares de transformação rumo à mobilidade inteligente. Os pilares são eletrificação, veículos autônomos e digitalização que compõem a infraestrutura conectada necessária para o e-commerce que permitirão trabalhar em um cenário futuro, gerando novas possibilidades de eficiência para entregas rápidas e no ambiente urbano. Os novos caminhões e vans para o e-commerce são conectados e retratam novos rumos para as operações de transportes para o e-commerce. 

Este veículos são monitorados em segundos e traduzidos em conforto, comunicação e segurança para operações logísticas e de entrega nas cidades, aplicando soluções de borda que monitoram o tempo entre os pontos de carga e descarga, otimizam a capacidade de carregamento e melhoram a segurança da operação nas vias, contribuindo para a proteção do indivíduo, do veículo e da carga. 

Os sistemas inteligentes embarcados de IOT têm a capacidade de perceber e reagir às condições operacionais e de risco ambiental inseridos em uma estratégia de otimização de todo o ciclo operacional e logístico. Dentre as principais funcionalidades da conectividade para otimizar as operações de e-commerce temos, por exemplo, o sistema de diagnóstico de bordo (OBD), para otimização da manutenção assim com as relacionadas à emissão de poluentes e sistemas inteligentes de roteirização em tempo real. 

O desafio de termos a comunicação 4G e 5G com baixa latência nas cidades o tempo todo nos permite uma reflexão sobre o que precisamos em termos de legislação, infraestrutura e Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS), que atendam a legislação e regulamentação para a Cidades Inteligentes. 

Estamos falando de sistemas CV2X onde tudo se conecta desde o pedestre, sistemas de entregas, semáforos nas cidades, veículos para a melhoria dos sistemas de transporte no presente e futuro.  

A capacidade de inovação deste sistemas inteligentes conectados permitem auxiliar as pequenas e grandes empresas no controle das emissões, ampliando a aplicação do uso da Inteligência Artificial, certamente nos trazem uma nova expectativa de mais verde e melhoria na qualidade de vida nas operações de entregas do e-commerce.”

Futurecom: Quais são os desafios da captação, armazenamento e tratamento dos dados em nuvem para o uso de sensores nos veículos?

Alexandre Vargha: “A computação em nuvem e sua aplicação na logística vem contribuindo em diversos aspectos, principalmente quando adicionamos os fundamentos de ‘Machine Learning’ e Inteligência Artificial, promovendo a utilização dos dados e imagens recebidas pelos sensores dos veículos. 

Estabelecer novas conexões entre pessoas e máquinas, com informações de predição e, em alguns casos estarem associadas ao uso da inteligência de dados do histórico das operações logísticas, pode ser algo de um futuro mais próximo da nossa realidade e que esteja presente nas demandas de controle de emissões para veículos comerciais, logística, distribuição e de entregas no país, considerando a abrangência continental e o papel que o Brasil desempenha como protagonista na América do Sul. 

A realidade da I.A também está presente nos setores automotivo e de Internet das Coisas, bem como pode ser uma das ferramentas mais importantes para a fiscalização e controle de emissões a fim de atender a regulamentação prevista no Proconve 8. 

Aos poucos, a mudança cultural que estabelecemos retrata um dos principais motivos pelo qual estamos falando de inovação, tecnologia e de conectividade com foco na emissão de poluentes e quais são os fatores de contribuição para o meio ambiente. 

O ESG tem impactado no uso de dados dos veículos focadas nos mercados de crédito de carbono, aprimorando a qualidade de vida durante a jornada de trabalho através da aplicação das boas práticas de segurança no transporte e utilização de imagens para o reconhecimento de comportamentos irregulares na via ou durante a condução. 

A criatividade na geração de novas soluções tem gerado sistemas desde reconhecimento facial para identificação de condutores, sistemas preditivos de manutenção e otimização da malha logística em tempo real com roteirização para o cumprimento da melhor rota com melhor eficiência e eficácia com segurança e no menor intervalo de tempo possível. 

O ambiente em nuvem é o ambiente onde tudo é orquestrado, sendo um grande negócio para as grandes empresas provedoras de soluções para o transporte como AWS, Azure e Google Cloud.

Futurecom: Quais as principais tendências de tecnologias por imagem em veículos? 

Alexandre Vargha: “Recentemente, algumas cidades adotaram sistemas de transporte rápido de ônibus BRT para diminuir os tempos de viagem pública e a um custo relativamente baixo. A operação destes sistema é baseada em um subsistema de tarifas fora de bordo que coleta recursos financeiros do passageiro em trânsito. 

O Sistema TransMilênio é o maior sistema BRT constituído do Mundo composto por 84Km que cobrem a cidade de norte a sul, por dia são transportados mais de 3 milhões de passageiros nos quase 1300 ônibus. Utilizam-se do mais avançado sistema de aplicação de inteligência em imagens, sendo possível checar um incidente ou um caso de emergência que poderá ocorrer nas estações ou dentro dos ônibus do sistema TransMilenio. 

As imagens das câmeras de segurança do sistema de transporte podem registrar e esclarecer qualquer evento ocorrido através das câmeras inteligentes e inteligência artificial. Para realizar este procedimento o usuário pode inclusive ir à sede administrativa da TransMilenio e solicitar um evento específico é isso que chamamos de o estado da arte em um serviço público que prioriza a tecnologia a seu favor. No entanto, os sistemas BRT enfrentam um problema de evasão tarifária, em que os usuários obtêm acesso evadindo os controles tarifários. 

A evasão tarifária através das portas não é apenas uma prática arriscada para o passageiro, mas também afeta o agendamento do horário do ônibus para que as chegadas sejam programadas de maneira eficaz. 

O sistema de controle usando reconhecimento de imagens do Sistema TransMilenio tem uma abordagem no IoT e na computação em nuvem para detectar possíveis evasões de tarifas de ônibus em tempo e fornecer uma nova alternativa para detectar e relatar quando e onde a infração é cometida. 

As informações coletadas a partir do sistema inteligente proposto podem ser usadas no futuro para uma análise analítica e quantitativa que permita prever possíveis tentativas de evasão de tarifas de ônibus utilizando o sistema de imagens. 

Outra aplicação bem aplicada é um sistema que verifica o padrão de condução em tempo real e de forma inteligente os centros de controle podem identificar os desvios no padrão de condução gerando melhor qualidade no transporte e segurança para o usuário.”

Futurecom: Quais as expectativas para a maturidade dessas tecnologias?

Alexandre Vargha: “Estradas inteligentes podem coletar dados com tecnologias da Internet das Coisas (IoT) para gerenciar o tráfego e planejar melhor o transporte futuro. Esses dispositivos incluem sensores de velocidade, sensores acústicos, câmeras de CFTV IP, semáforos inteligentes, sistemas de monitoramento de condições do clima e sinalização digital. 

Os dados de sensores, câmeras e radares de IoT podem ser usados em tempo real para facilitar o fluxo de tráfego. Esses dados também podem ser usados para reduzir a poluição e melhorar as condições das estradas. 

As estradas inteligentes podem beneficiar as cidades de várias maneiras como reduzir o congestionamento monitorando o movimento do veículo, ajustando os semáforos e as condições da rodovia, ajudando a reduzir os engarrafamentos e a coletar dados de tráfego quase em tempo real reduzindo os atrasos em 20% nos dias de semana e 43% nos fins de semana. 

A visão computacional melhora a segurança e pode ajudar a detectar veículos parados, pedestres e ciclistas ao longo da rodovia. Os dispositivos inteligentes também podem alertar os socorristas em caso de acidente ou atividade criminosa. O pedágio eletrônico pode cobrar automaticamente taxas de pedágio de rodovias usando o reconhecimento de placas. 

As estradas inteligentes podem fornecer análises sobre cruzamentos e estradas com alta colisão. Ele pode ajudar os planejadores a determinar quais medidas de mitigação tomar, como sinais, sinalização ou alterações de limite de velocidade. Temos o primeiro caso do Brasil da CCR Rio SP em processo de projeto piloto. 

A CCR Via Sul, mais recente concessionária do Grupo, está em fase final de contratação da rede de fibras óticas, que deverá começar a ser instalada até o fim do ano, em um processo que será concluído em até três anos. Com alta capacidade de transmissão de dados, essa rede interconectada centenas de dispositivos espalhados pelas vias, como câmeras de monitoramento e sinalizações, aos centros de controle operacional de cada concessionária. 

A BR 101, administrada pela CCR Rio-SP, terá o primeiro sistema de cobrança de pedágio inteligente do Brasil. Trata-se do chamado free-flow, ou fluxo livre. Ou seja, não há cancela. A cobrança é feita por meio de leitura por câmera. Segundo a CCR Rio-SP, a instalação dos pórticos já começou. Eles vão ficar no trecho da Rio-Santos entre Itaguaí, no km 414, em Mangaratiba, no km 477, e em Paraty, no km 538.”

 

LEIA MAIS

  1. 5G na gestão pública: mobilidade e infraestrutura
  2. A importância da eficiência energética nas cidades inteligentes
  3. Infraestrutura: Conectividade nas rodovias
  4. Cidades inteligentes: as conquistas que o Brasil já tem
  5. Compartilhamento de postes: universalização da infraestrutura
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