Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

5g.jpg

Rede 5G: O que há de novidade?

O que é 5G?

5G é a rede móvel de 5ª geração. Ele tem um papel muito maior do que as gerações anteriores. A 5G elevará a rede móvel para não apenas interconectar pessoas, mas também interconectar e controlar máquinas, objetos e dispositivos. Ele oferece novos níveis de desempenho e eficiência que permite novas experiências ao usuário e conecta novos segmentos. A 5G fornece taxas de pico de vários Gbps, latência ultra baixa, capacidade massiva e experiência do usuário mais uniforme.

Quais são os benefícios da rede 5G?

A 5G é um novo tipo de rede. Uma plataforma para inovações que não apenas aprimora os serviços de banda larga móvel de hoje, mas também expande redes móveis para suportar uma vasta diversidade de dispositivos e serviços e conectar novos segmentos com desempenho, eficiência e desempenho aprimorados. A 5G redefine uma ampla gama de indústrias, com serviços conectados, desde varejo a educação, transporte e entretenimento. A 5G é uma tecnologia tão transformadora quanto o automóvel e a eletricidade.

Obviamente, existem muitos aplicativos novos e emergentes que ainda precisam ser completamente definidos ou mesmo conhecidos atualmente. É por isso que apenas o tempo dirá qual será o "efeito 5G" completo.

Quais serviços e casos de uso para a 5G?

Em geral, os casos de uso 5G podem ser amplamente classificados em 03 tipos principais de serviços conectados:

  • Banda larga móvel aprimorada: A 5G não só torna nossos smartphones melhores, mas também introduz novas experiências imersivas com taxas de dados mais rápidas e uniformes, menor latência e custo por bit.
  • Comunicações de missão crítica: A 5G permite novos serviços que podem transformar indústrias com links ultra confiáveis, disponíveis e de baixa latência, como controle remoto de infraestrutura crítica, veículos e procedimentos médicos.
  • Internet das coisas em massa: A 5G conecta perfeitamente um grande número de sensores incorporados em praticamente tudo, através da capacidade de reduzir taxas de dados, energia e mobilidade para fornecer soluções extremamente enxutas e de baixo custo.

Um recurso que define a 5G também é o design para compatibilidade direta, a capacidade de suportar com flexibilidade serviços futuros que hoje são desconhecidos.

* Por Lenildo Morais, mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE e gerente de projetos do Porto Digital de Pernambuco

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar