A indústria de hospedagem agora enfrenta mudanças rápidas em tecnologia e necessidades do cliente. Para permanecer competitivo e aumentar efetivamente a receita, os provedores precisam implementar novas abordagens para gerenciamento, marketing e oferecer aos clientes novos produtos que atendam às suas necessidades. Foi isso que foi discutido durante o webinar exclusiva que a ispmanager realizou com os associados da AbraCloud.
De acordo com a Gartner, o mercado mundial de hospedagem continua a crescer, o que significa que a demanda por hospedagem e serviços relacionados ainda é alta. Os painéis de controle agora são parte integrante dos serviços de hospedagem e muitos clientes fazem sua escolha com base na presença ou ausência do painel de controle entre os serviços do provedor. Mas no caso de o preço do painel de controle ser 2-3 vezes maior do que o preço do serviço principal (como VPS/VDS) – em média, os provedores de hospedagem podem perder até 15% dos clientes em potencial e, consequentemente, sua renda.
Ao mesmo tempo, o mercado de hospedagem é finito e é difícil atrair novos clientes e/ou reter os existentes. O que é verdade para qualquer mercado altamente competitivo.
Quais abordagens de marketing e gestão funcionarão para provedores de hospedagem em 2025?
IA para equipes de suporte e vendas
A inteligência artificial não é mais apenas um tópico de tendência. Hoje, ela se tornou uma ferramenta necessária para gerar diferentes tipos de conteúdo com muitos dados e variáveis. Usar IA no setor de hospedagem pode funcionar em 2 direções: para a equipe de suporte técnico e para vendas.
Para suporte:
– engenharia básica de promt para a 1ª linha da equipe de suporte
– IA no chat do site
Como funciona?
– transferir toda a documentação do produto para a IA, definir o tom de voz e gerar uma resposta para a pergunta necessária
– se o tíquete tiver uma classificação negativa, ele é transferido da IA para o membro da equipe.
Resultados:
- O índice de satisfação do cliente é maior do que se comunicar diretamente com o especialista técnico
- Usar IA no chat ou para tickets de suporte reduz o tempo de resposta em 2 vezes, bem como a carga de trabalho dos funcionários
- Os funcionários podem se concentrar em resolver tarefas críticas de negócios que trazem valor direto e receita para a empresa
Ao mesmo tempo, quando se trata de tarefas técnicas complexas, elas devem ser resolvidas apenas pelos membros da equipe, pois a IA ainda está cometendo erros.
Para vendas:
– com a ajuda de um bot de IA – preparação e automação dos e-mails de divulgação
Como funciona?
Descreva em detalhes as condições, mensagens-chave, detalhes do produto e das vendas (pontos problemáticos do público-alvo, impedimentos, proposta de valor exclusiva do produto, etc.) necessários para gerar o texto do e-mail para a IA.
A IA gera a resposta com base nas condições que você mencionou e a personaliza, se possível.
Resultados:
- A personalização está aumentando a fidelidade do usuário
- Os e-mails parecem ter sido escritos por uma pessoa real
- A taxa de abertura aumentou em 20%
- A conversão em resposta aumentou em 70%
- A taxa de cliques aumentou em 15%
Analytics
Ao alavancar a análise, os provedores de hospedagem podem tomar decisões mais inteligentes, melhorar a eficiência e entregar valor aos seus clientes.
A análise fornece aos provedores de hospedagem insights acionáveis, permitindo que eles:
Melhorem a experiência do cliente identificando e abordando as necessidades do usuário proativamente.
Otimizem o desempenho monitorando e melhorando o tempo de atividade, a velocidade e a confiabilidade do servidor.
Impulsionem o crescimento por meio de estratégias de marketing informadas por dados e aquisição de clientes direcionada.
Reduzam a rotatividade analisando tendências para antecipar e abordar a insatisfação.
Análise do comportamento do usuário no site – quais serviços são mais procurados
Análise de ações no painel de controle e solicitações – experiência personalizada
Com base nas informações recebidas – lançamento mais rápido de novos serviços
Como resultado – gerando hipóteses sobre novos produtos e serviços e testando-os.
Programa de parceiros Ispmanager
Como funciona?
- Obtenha até 60% de desconto no painel de controle
- Ganhe uma porcentagem em cada venda do painel, certificados SSL e módulos.
- Venda licenças por meio de sistemas de cobrança populares usando integrações personalizadas ou uma API completa.
- Suporte prioritário gratuito 24 horas por dia, 7 dias por semana
Valor comercial
- Aumenta a verificação média
- Em média, nosso parceiro ganha R$ 44,30 adicionais por mês com cada licença ispmanager
- Aumenta a vida útil do cliente
- A vida útil do VDS com ispmanager é 3 vezes maior do que o VDS sem um painel de controle
- Baixo limite de entrada para usuários
- Equilíbrio perfeito entre preço e qualidade — o custo de uma licença para um usuário final de R$ 37
Estas são as principais abordagens que podem ajudar os provedores de hospedagem a permanecerem competitivos.
Usar IA generativa nas áreas de serviços de hospedagem que podem enfrentar muita carga de trabalho, como equipes de suporte ou representantes de vendas, pode influenciar diretamente na economia de dinheiro, pois os funcionários têm mais tempo para resolver tarefas críticas de negócios.
O Analytics é agora o banco de dados de todas as informações necessárias sobre os clientes de hospedagem, suas necessidades e preferências. Usar essas informações ajuda a criar novos serviços e a atualizar efetivamente os existentes.
E a participação em programas de parceria de fornecedores também mostra um histórico comprovado na geração de renda adicional, bem como no aumento do valor da vida útil do cliente em até 3 vezes.
* Por ISPmanager.
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