A nuvem é um pilar cada vez mais estratégico para o setor de telecomunicações e TI, impulsionando inovação e agilidade, mas também exigindo gestão eficaz de custos e segurança. O Relatório Flexera 2025 Estado da Nuvem (2025 State of the Cloud Report), que pesquisa 759 tomadores de decisão e usuários de nuvem globalmente, detalha as tendências de computação em nuvem e outros aspectos que moldam este cenário.
Crescimento e multicloud consolidada
A adoção da nuvem continua em ritmo acelerado, com 70% das organizações optando por estratégias de nuvem híbrida (multicloud), utilizando nuvens públicas e privadas. Os gastos com nuvem pública aumentam significativamente, com 33% das organizações investindo mais de US$ 12 milhões por ano. Embora haja alguma repatriação de cargas de trabalho (21%), a migração e o desenvolvimento nativo na nuvem garantem o crescimento contínuo.
Foco inabalável em custos e a ascensão do FinOps
Pelo nono ano consecutivo, a otimização de custos é a principal prioridade. O gerenciamento de gastos com nuvem (84%) e a segurança (77%) são os desafios mais citados. Para enfrentar o desperdício estimado (27% em IaaS/PaaS) e o fato de que organizações excedem orçamentos em 17%, o FinOps se torna fundamental. 59% das organizações já possuem uma equipe FinOps, que assume cada vez mais a responsabilidade pela gestão de custos, antes das equipes de gestão de fornecedores.
IA e GenAI em rápida ascensão
A Inteligência Artificial (IA) e a IA Generativa (GenAI) estão ganhando tração massiva na nuvem, o que pode demonstrar oportunidades. No total, 79% das organizações já usam ou experimentam serviços de PaaS de IA/ML. A GenAI, nova neste relatório, já é utilizada por 50% dos respondentes e lidera a experimentação, indicando que está a caminho de se tornar popular e amplamente adotada.
Disputa entre gigantes e outras tendências
A competição entre AWS e Microsoft Azure pela liderança continua acirrada. O Azure tem uma leve vantagem em grandes empresas, enquanto a AWS lidera entre médias empresas. O Google Cloud Platform ocupa a terceira posição.
O uso de MSPs (provedores de serviços gerenciados) aumentou, com 60% das organizações utilizando-os para gerenciar a nuvem pública. A sustentabilidade também ganha destaque, com 36% das organizações monitorando sua pegada de carbono na nuvem e 57% planejando iniciativas em 12 meses.
O Relatório Flexera 2025 Estado da Nuvem (2025 State of the Cloud Report) aponta para um futuro onde o crescimento da nuvem, a gestão proativa de custos com FinOps, a integração da IA e a sustentabilidade serão cruciais para a competitividade no dinâmico setor de TI/Telecom.
Para ficar por dentro de tudo o que acontece no setor de tecnologia e telecomunicações, continue acompanhando o Digital Futurecom, o portal de conteúdo da feira Futurecom.