Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Reconhecimento-de-assinaturas-por-smartphone-como-funciona

Reconhecimento de assinaturas por smartphone: O que é e como funciona?

A utilização de sistemas para reconhecimento de assinaturas em smartphones, por si só, não pode ser considerada uma novidade na área de tecnologia. Afinal, há muitos anos já é possível utilizar essa funcionalidade para fazer pagamentos e assinar documentos através de aplicativos que usam essa funcionalidade.

Porém, com os avanços nas tecnologias de hardware e maior preocupação de bancos e instituições governamentais em manter a segurança dos seus usuários, nunca o reconhecimento de assinaturas por smartphone foi um assunto tão abordado em feiras e congressos de tecnologia como é atualmente.

Especialmente após a própria NSA (National Security Agency ou Agência de Segurança Nacional), nos Estados Unidos, anunciar que estaria desenvolvendo sistemas específicos de reconhecimento de assinaturas para confirmar a identidade de seus funcionários: o Mandrake.

Como disse John Mears, representante da empresa parceira da NSA no desenvolvimento do sistema de reconhecimento: “As pessoas podem falsificar a sua assinatura em duas dimensões, mas não podem forjar em três ou quatro”.

Benefícios do reconhecimento de assinaturas por smartphones

Além do fator segurança, o reconhecimento de assinaturas por smartphone também tem atraído atenção de empresas dos mais variados segmentos devido seus benefícios mercadológicos, como por exemplo:

  • Prevenção de fraudes: Quanto mais assertiva a identificação de um usuário, mais fácil é reconhecer suas ações e consequentemente menores são as chances de alguém cometer alguma fraude e sair impune.
  • Maior agilidade: Como todo o processo é digital e online, o reconhecimento de assinaturas por smartphone dispensa a burocracia presente nos sistemas tradicionais como senhas, assinaturas manuais e até mesmo leitura biométrica.
  • Redução de custos: Mais segurança e produtividade se traduzem diretamente em menor custo operacional para empresas, independente do porte ou área de atuação.

Como funciona o reconhecimento de assinaturas por smartphone

O funcionamento de um sistema de reconhecimento de assinatura é bastante similar à leitura biométrica. Através de sensores distribuídos na superfície do aparelho, todas as informações referentes aos formatos e relevos são digitalizadas e então comparadas por um software específico.

Contudo, os sensores que compõem o reconhecimento de caligrafia detectam muito mais do que o formato da escrita - que pode ser facilmente falsificado por alguém especializado nisso -, como a velocidade e pressão utilizada durante o processo.

A razão é bem simples: por mais que alguém consiga “copiar” uma assinatura com precisão, dificilmente uma pessoa conseguirá reproduzir a pressão e velocidade utilizada por outra pessoa.

Como manter a segurança do reconhecimento de assinaturas?

Apesar de nenhum sistema de segurança ser livre de falhas, especialistas concordam que o reconhecimento de assinaturas por smartphone é um grande avanço no que diz respeito à segurança de informação.

Além de toda a tecnologia envolvida nos sensores responsáveis pelo reconhecimento do toque, o sistema é totalmente digitalizado e armazenado na nuvem, que consegue (através da criptografia) garantir que todas as informações sejam inacessíveis para pessoas sem a devida autorização.

Apesar disso tudo, vale lembrar que o maior risco à segurança dos dados - seja na hora de fazer uma compra online ou proteger a sua identidade - está no próprio comportamento humano e não na tecnologia em si.

Por isso, procure sempre utilizar aplicativos oficiais, mantenha seu smartphone perto de você e contrate empresas renomadas para armazenar suas informações.

Afinal, quanto se trata de informações pessoais ou empresariais, todo e qualquer descuido pode custar caro no futuro.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar