As oportunidades e desafios dos provedores de internet com o 5G

As oportunidades e desafios do provedor de internet com o 5G.jpeg
Entre outras vantagens, os provedores de internet poderão reduzir o uso do cabeamento com a implementação do 5G.

O 5G, a última geração de rede móvel, já começou a ser distribuída no Brasil. Além das melhorias para os usuários, a tecnologia também traz oportunidades e desafios para quem empreende no segmento de provedores de internet.

Entre outras vantagens, os provedores poderão reduzir o uso do cabeamento. Em contrapartida, será necessário garantir a cobertura de fibra para a tecnologia funcionar bem, por exemplo.

Essas e outras oportunidades e desafios foram discutidas com o Eduardo Borba, que é CEO da Softline Brasil, empresa que ocupa a liderança internacional na oferta de soluções tecnológicas como o cloud computing, o IoT e a segurança cibernética.

Acompanhe, nos tópicos a seguir, os pontos de vista do especialista sobre os desafios e as oportunidades dos provedores com o 5G!

A importância do provedor de internet para a expansão do 5G

Na visão de Borba, os provedores de internet têm um papel fundamental para acelerar o acesso da tecnologia a áreas remotas, propiciando a adoção de soluções de negócios baseadas em IoT (internet das coisas) e cloud computing, impactando também no incremento de demanda de segurança de dados.

Dessa maneira, os provedores poderão contribuir para que o 5G se expanda e seja utilizado nas mais diversas áreas, como na agricultura e na indústria, por exemplo. 

Os desafios enfrentados pelo provedor de internet com o 5G

Borba explica que, com a melhora de qualidade e velocidade de conexão, mais dispositivos estão sendo conectados à rede, quer seja em ambientes domésticos (incluindo streaming) ou em meios corporativos, onde a nova tecnologia possibilita o processamento descentralizado (edge computing), ampliando o tráfego de dados.

Relacionado: As diferenças do edge computing e cloud computing

Em meio a esse cenário, os provedores de internet 5G precisam enfrentar algumas situações desafiadoras para oferecer o melhor serviço aos clientes.

Nas palavras do especialista: “Os principais desafios estão em torno do modelo de negócios para captação e fidelização de clientes e na aplicação de investimentos necessários para implementação e manutenção do funcionamento de suas redes, para que sejam lucrativas e que atendam a flexibilidade demandada pelo mercado”.

As oportunidades do provedor de internet no Brasil

Para Borba, uma das principais oportunidades dos provedores com o 5G é a possibilidade de expansão de rede com o uso de equipamentos sem fio, evitando assim grandes investimentos em cabeamento.

O CEO da Softline Brasil também aponta como uma oportunidade o crescimento das coberturas oferecidas.

"Alguns provedores com forte presença regional poderão desenvolver ofertas mais abrangentes em parceria com provedores de soluções de TI para atendimento às demandas de negócios de determinado segmento de mercado ou localidade”, comenta o executivo.

Sem dúvida, o 5G trará grandes desafios para os provedores de internet. Porém, as oportunidades também são muitas e esse tipo de negócio, se souber fazer os investimentos necessários, se tornará altamente lucrativo. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira agora o nosso artigo que mostra como a internet 5G eleva o nível do ambiente de negócios no Brasil.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar