Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O avanço das redes privadas no 5G: benefícios para o setor industrial

O avanço das redes privadas no 5G - benefícios para o setor industrial.jpg
A principal vantagem do 5G para o setor industrial está relacionada à potencialização de duas outras transformações tecnológicas: a IoT e a Inteligência Artificial.

As redes privadas no 5G estão sendo muito discutidas nos últimos anos, conforme alguns países começam a testar a quinta geração da internet.

O setor industrial aguarda ansioso pelo desenvolvimento desse modelo de conectividade, tendo em vista que isso possibilitará a maior exploração de recursos como a Internet das Coisas (IoT).

Para que você compreenda melhor sobre o avanço das redes privadas no 5G, conversamos com Guilherme Fuhrken, gerente da empresa NVIDIA Networking LATAM que compartilhou interessantes informações sobre o tema. Prossiga a leitura e confira!

Os impactos das redes privadas no 5G para a indústria

Na visão de Fuhrken, o 5G tem uma afinidade muito grande com as aplicações voltadas para inovações na chamada Indústria 4.0.

Ele acredita que isso acontece porque as redes privadas no 5G possibilitarão realizar conexões de IoT por meio de infraestruturas sem fio e com baixa latência. Esse processo faz com que o tempo utilizado para transmitir um pacote de dados entre dois pontos seja muito menor, de modo que o envio se torna mais rápido.

Fuhrken afirma ainda que, com a ascensão do 5G, as indústrias conseguirão utilizar a inteligência artificial e GPU, recursos que permitem uma real inovação no setor. Reais transformações, como a automação, a segurança, a redução de custos e a customização acontecem.

O executivo apresenta um case de empresa que já iniciou o processo de implementação das redes privadas no 5G: “A BMW, assim como muitos outros clientes corporativos, incorporou todas essas inovações em suas fábricas, criando um ambiente de rede privada 5G para alcançar o máximo de flexibilidade na infraestrutura de rede de acesso para a automação industrial”.

5G no setor industrial: saiba quais são as vantagens que se espera alcançar com a rede?

Para Fuhrken, a principal vantagem do 5G para o setor industrial está relacionada à potencialização de duas outras transformações tecnológicas: a IoT e a Inteligência Artificial.

“Quando agregamos 5G com IoT e IA, temos um tripé muito poderoso para implementar processos para a digitalização da indústria geração de um ecossistema voltado para a indústria 4.0”, opina o especialista.

Fuhrken ainda comenta que há um consenso entre os industriários, no que se refere à viabilidade econômica dos projetos 5G. Isso porque os processos ocorrerão por meio de uma oferta muito mais ampla de serviços corporativos.

De tal maneira, na opinião do especialista, se formará um ecossistema que viabilize aplicações críticas e inovadoras. Essa é uma realidade que já começa a se formar no mercado da indústria.

Não restam dúvidas de que as redes privadas no 5G trarão ganhos reais para as indústrias. A nova geração da internet impulsionará o uso de máquinas inteligentes, armazenamento de dados, conexão com equipamentos, entre outros pontos.

O uso dos recursos de coleta e tratamento de dados também será impulsionado pelo 5G. Você pode conferir mais informações sobre isso no nosso White Paper que fala sobre o Big Data e a Indústria 4.0.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com seus colegas e siga acompanhando nosso canal digital para mais informações sobre tecnologia e inovação!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar