Existe um grande esforço no desenvolvimento de produtos que possam superar a demanda de levar a conectividade nos túneis considerando as questões regionais encontradas no Brasil.
Exemplo disso é a recém-lançada linha de cabos Radiaflex®, da Radio Frequency Systems (RFS), que permite otimização dos investimentos à medida em que ocorre o avanço para a rede 5G. Além de oferecerem alto desempenho, os cabos são fabricados para atender aos padrões de segurança contra incêndio, preocupação constate para os que estão implantando infraestrutura de comunicações.
“As soluções que atualmente são desenvolvidas pela RFS já têm em vista atender a futura rede 5G, considerando nossa realidade local”, explica Wilson Conti, General Manager e Vice-Presidente de Vendas para a América Latina. “A nova solução atende à demanda atual e futura, sem a necessidade de investimentos adicionais por parte de nossos clientes com a chegada da rede 5G”, diz Conti.
5G em túneis
Radiaflex®, a linha de cabos patenteada multibanda da RFS, suporta os serviços wireless de missão crítica e comercial, trabalhando em conformidade com as bandas 3GPP e atendendo às necessidades de frequências atuais e futuras de até 3,8GHz. A solução oferece total flexibilidade aos clientes, possibilitando a implantação de uma infraestrutura multioperadoras.
O produto foi projetado especificamente para atender aos desafios das aplicações MIMO, utilizando uma combinação de cabos com dupla polarização. Assim, a RFS - fabricante global de soluções para infraestrutura wireless e broadcast - alcança a capacidade e a velocidade de taxa de transferência exigidas pela crescente demanda por dados móveis. Até 2024, estima-se um aumento de 45% no volume de utilização de dados de usuários da América Latina, segundo estudo da GlobalData.