Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_701560189

IoT ainda é realidade distante para mercado brasileiro?

A Internet das Coisas (IoT) está se popularizando cada vez mais rápido e se tornando uma tendência cada vez mais próxima para todos os segmentos industriais e comerciais. IoT é assunto estratégico para grande parte das organizações e os benefícios esperados estão cada vez mais ligados à tomada de decisões e à transformação dos modelos de negócios. O potencial de mercado das soluções de internet das coisas no Brasil está claro.

Os principais benefícios esperados a partir da adoção de internet das coisas são aumento de inteligência e suporte à tomada de decisão, seguido por novas fontes de receita e por melhoria na experiência do consumidor. Em 2017, as empresas buscavam produtividade, eficiência operacional e redução de custos.

De acordo com pesquisa realizada pela Logicalis, para aproximadamente 40% dos entrevistados, IoT já é importante ou muito importante para os negócios. Além disso, para 71% dos respondentes, IoT terá importância alta ou muito alta dentro dos próximos três a cinco anos – frente a 62% no ano anterior.

Atualmente, 18% dos entrevistados já adotam e 19% estão em processo de adoção de soluções de IoT. Para 2018, 28% dos respondentes já tem planos concretos de adoção de IoT. E 71% das empresas acreditam que IoT atingirá um nível de relevância para os negócios "alto" ou "muito alto" nos próximos 3 a 5 anos.

Dentre os principais desafios para a total adoção da Internet das Coisas estão relacionadas à dificuldade de se chegar a uma justificativa financeira (ROI) e uma argumentação sólida capaz de quebrar resistências culturais.