Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

zopone_5g_brasil.jpg

Internet 5G eleva o nível do ambiente de negócios no Brasil

A chegada da quinta geração de internet pode abrir o caminho para serviços até então inexistentes, porém extremamente necessários.

Pesquisas sobre os benefícios do 5G mundo afora são bastante otimistas para os próximos cinco anos. Devido ao caráter disruptivo e potencial de alavancar a economia digital, a quinta geração de internet tem potencial para movimentar R$ 23 bilhões em dez anos e criar 200 mil empregos formais no Brasil.

Até 2025, 14% do total das conexões móveis desse tipo, estima o estudo “Insights sobre Transformação Digital e Oportunidades para TICs no Brasil”, conduzido pela Deloitte. No mesmo período, o 5G irá cobrir 40% das capacidades de conexão de todo o mundo.

De fato, a tecnologia representa um passo importante para a evolução a Transformação Digital dos negócios com o desenvolvimento de novos produtos e serviços para todos os nichos.

Quais são as possibilidades de aplicação do 5G?

Estima-se que a internet 5G será 100 vezes mais potente que a atual tecnologia 4G, com velocidades de até 10GB/s. Isso representa uma oportunidade de ouro para o nascimento de novos modelos de negócio, com foco em soluções IoT (Internet das Coisas), IA (Inteligência Artificial), realidade aumentada, dentre outras.

A tecnologia pode abrir o caminho para serviços até então inexistentes — mas extremamente necessários. Um exemplo é o impacto da tecnologia IoT nos seguros automotivos, cujo modelo de negócio pode se transformar (e ganhar em eficiência, reduzindo custos). Além disso, a internet 5G guarda bons avanços para a agricultura brasileira. No caso do setor, equipamentos IoT já são bastante usados em 60% do trabalho no país. O resultado é a melhora na qualidade dos serviços. Análises de contaminação por pragas, por exemplo, serão conduzidas rapidamente, mitigando quaisquer perdas.

Outro ponto positivo é a cobertura muito mais abrangente. Uma única rede de internet 5G pode ser utilizada por milhões de usuários e dispositivos em apenas uma milha quadrada (cerca de 2,5 km²). As infraestruturas serão projetadas com o objetivo de fortalecer a interconectividade, criando um maior número de pontos de conexão que permitirão uma melhor troca de dados.

zopone_5g_publieditorial.jpg

Em direção ao 5G

A chegada da quinta geração de internet elevará a rede móvel para não apenas interconectar pessoas, mas também interconectar e controlar máquinas, objetos e dispositivos. A tecnologia oferece novos níveis de desempenho e eficiência que permitem novas experiências ao usuário e conecta novos segmentos com alta taxa de velocidade, latência ultrabaixa, capacidade massiva e experiência do usuário mais uniforme.

De olho nisso, a Zopone Engenharia conta com um time formado por profissionais com expertise em infraestrutura para a nova rede, construção de sites e centrais de data center, além da implantação de equipamentos. Prova disso é que em agosto de 2019, a empresa iniciou o trial do 5G com equipamentos Huawei para operadora Claro, em Brasília (DF).

“Entendemos que 5G precisa de soluções mais dinâmicas para implantação em prazos curtos e de menor custo, pois o número de antenas se apresenta em maior escala. E é justamente isso que conseguimos oferecer”, afirma Marcio André Pinto, gerente da Zopone Engenharia - empresa que atende grandes operadoras do Brasil e grandes players de vendors de equipamentos.

*Este é um Publieditorial sob responsabilidade de ZOPONE.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar