O serviço de cashback (dinheiro de volta) está ganhado cada vez mais a atenção e simpatia de consumidores brasileiros devido ao seu grande poder de atração. Afinal, quem não gostaria de fazer uma compra e em seguida receber parte do valor de volta?
Para aqueles que não estão familiarizados com esse tipo de serviço, ele funciona da seguinte forma:
- O usuário se cadastra no site do serviço;
- Na hora da compra, o usuário busca lojas parceiras (físicas ou virtuais);
- A compra é feita normalmente por meio de cartão de crédito;
- Em algumas horas, parte do valor gasto é retornada à conta bancária.
De onde vem o dinheiro devolvido em sistemas de cashback?
Basicamente, o dinheiro devolvido aos clientes que compram utilizando o cashback vem de publicidade paga pelas lojas parceiras. Para entender melhor, imagine que uma loja virtual de calçados decida investir R$ 10.000 em publicidade na rede de anúncios do serviço de cashback.
Ao ao contrário do que acontece nos serviços de publicidade hoje, como Google Adwords e Facebook Ads, parte do investimento é direcionado para os próprios clientes dessa loja.
Além de tornar a publicidade muito mais eficiente em termos de conversão devido ao poder de atração de receber parte do dinheiro de volta, esse mecanismo aumenta significativamente a retenção de clientes que, ao buscar novos produtos, certamente irão dar preferências às lojas parceiras do cashback.
No fim, todo mundo sai ganhando:
O serviço de cashback recebe parte do investimento em publicidade;
O usuário do cashback também recebe parte do investimento em publicidade;
A loja vende mais e não precisa mexer no seu orçamento para publicidade.
No caso de compras em lojas físicas, o usuário deve solicitar a maquininha específica do serviço de cashback. Geralmente é possível conferir a rede de lojas físicas credenciadas no site oficial da empresa que oferece o cashback.
O que você achou desta proposta de cashback? Compartilhe com seus conhecidos para que eles descubram também sobre como funciona esta novidade!