A conectividade tornou-se um pilar fundamental na vida do cidadão brasileiro, com cerca de 60 milhões de domicílios conectados. Isso representa 80% do total, segundo dados do NIC.br. Entende-se que a expansão dos benefícios da conectividade global pode transformar vidas.
Nesse sentido, a colaboração entre esfera pública e provedores digitais é essencial para levar internet de qualidade para todos os cantos e promover a inclusão social e o acesso a serviços.
Para obter uma visão ampla sobre o tema, conversamos com Bruno de Oliveira, docente do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Senac EAD. Confira, a seguir!

Quais são os benefícios da conectividade global para as comunidades remotas ou carentes?
Oliveira afirma que “o poder da conectividade proporciona benefícios significativos para comunidades e regiões mais afastadas dos grandes centros econômicos, tais como a convergência de serviços na área de educação e de saúde.”
De acordo com o professor, em relação à educação, a conectividade abre portas para o acesso a uma ampla gama de recursos educacionais. Após a pandemia, surgiram inúmeras ferramentas acessíveis que nivelam o campo de aprendizado e oferecem oportunidades mais iguais no mercado de trabalho.
Já na área da saúde, na visão de Oliveira, a telemedicina desempenha um papel fundamental. Ela reduz filas para atendimentos simples e agiliza a prevenção de doenças. Isso é particularmente útil em comunidades remotas, onde o acesso a serviços médicos pode ser limitado.
Oliveira também destaca que: “Além desses dois setores, o acesso à informação de notícias locais e globais garante empoderamento na tomada de decisão e formação de opinião e caráter moral”.
Saiba mais: Segurança pública inteligente e a proteção de dados do cidadão
Como a conectividade global se torna um agente impulsionador da economia e dos negócios?
A conectividade é um verdadeiro agente impulsionador da economia e dos negócios. Isso se justifica porque as novas tecnologias revolucionaram a forma como as empresas operam e alcançam os seus clientes.
De acordo com Oliveira: “Hoje existem modelos de negócios categorizados como long tail, que consistem em atingir grandes volumes de clientes com serviços de baixo custo.”
Um exemplo notável desse fenômeno é a proliferação de serviços de streaming de vídeo e áudio, plataformas de estudo, delivery de alimentos etc.
Além disso, a conectividade amplia a probabilidade de novas ideias e negócios serem criados e alcançarem um vasto número de clientes.
A interconexão de pessoas e empresas em uma rede global facilita a inovação, permitindo que startups e empreendedores alcancem mercados antes inacessíveis.
Veja também: Garantindo o bem-estar do cidadão através da inteligência de dados
Setores da economia mais impactados pelos benefícios da conectividade global
No entendimento de Oliveira, a conectividade desempenha um papel central na transformação de vários setores da economia, proporcionando impactos significativos em suas operações.
Além das já citadas áreas da educação, da saúde e do entretenimento, Oliveira destaca as inovações ocorridas no campo financeiro, especialmente com o surgimento das fintechs.
“As fintechs proporcionaram uma mudança drástica na forma de se relacionar com os clientes, além de proporcionar diversas vantagens digitais que facilitam, agilizam e beneficiam os usuários”, declara o professor do Senac EAD.
Segundo Oliveira, o setor de varejo também passou por uma revolução. Na visão do professor, os recursos digitais possibilitaram que os pequenos vendedores participassem ativamente do mercado sem a necessidade de infraestrutura física. Além disso, a logística se tornou mais eficiente, garantindo entregas mais rápidas e precisas.
Além disso, o professor enfatiza que até mesmo o Governo adotou processos digitais. Tais serviços economizam tempo para os cidadãos e agilizam solicitações que antes exigiam horas de espera em filas.
Confira: Gestão pública baseada na inteligência de dados facilita a vida dos cidadãos
Como o 5G impulsiona os benefícios da conectividade global?
“Sem velocidade na comunicação, ou seja, na transmissão dos dados de um local para o outro, não há espaço para inovação e novas tecnologias”, diz Oliveira.
Sendo assim, para o especialista, o 5G está aumentando a mobilidade e possibilitando que a internet das coisas possa se estabelecer com maior amplitude.
Nesse sentido, ela afirma que as empresas de telecomunicações estão fazendo pesados investimentos em pesquisa e desenvolvimento, O objetivo é ampliar a cobertura 5G, expandir as redes de fibra ótica e alcançar áreas rurais e remotas.
Para ficar por dentro dos benefícios da conectividade global e de tudo o que acontece nas áreas de conectividade e inovação tecnológica, continue acompanhando o Futurecom Digital, o canal de conteúdo da feira Futurecom.
Aproveite e baixe o material gratuito sobre como democratizar a conectividade na administração pública com tecnologias emergentes!
Leia mais
- Ranking das maiores operadoras no Brasil
- Quais inteligências artificiais existem além do ChatGPT? Confira outras opções
- Tecnologias para a mineração sustentável
- Cabos submarinos: como a internet atravessa os mares
- 7 aplicações da Inteligência Artificial na Mineração
- Lei do Governo Digital: Como a Lei 14129 funciona na prática?
- Principais soluções de cidades inteligentes para prefeituras
- Convergência de redes: benefícios para operadoras e usuários na era do 5G
- Network as a Service para operadoras: benefícios e como implementar
- Uso desordenado de postes sobrecarrega infraestrutura e coloca em risco a população
- Conexões que transformam: o potencial da banda larga no Brasil
Acesse conteúdo exclusivo!
Tags