Saber criar experiência de compras positiva, além de engajar e encantar as pessoas, também possibilita que o seu negócio cresça. Afinal, também aumentam as chances de elas pagarem mais pelos seus produtos e serviços apenas pelo fato de terem uma boa experiência sobre todos os aspectos da sua empresa.
Podemos dizer que experiência do cliente é a relação que ele tem com a sua marca, seja de forma inconsciente, racional ou física. Portanto, ela está diretamente ligada ao processo de compra, que, é importante lembrar, começa muito antes da venda e se estende muito depois do pagamento.
“A experiência do cliente é a soma de todas as experiências vividas em todos os pontos de contato com a empresa, seja na fase de pesquisa de um determinado produto, durante a venda ou, até mesmo, no pós-venda”, afirma Christian Rempel, consultor de varejo.
Mas você sabe como oferecer uma boa experiência de compras? Confira 5 dicas e aumente suas vendas.
Como oferecer experiência de compra aos clientes
1: Fortaleça sua marca nos meios digitais
Já que o seu público também passa grande parte do dia no ambiente virtual, então é fundamental fortalecer a sua marca tanto por meio de um site quanto nas redes sociais em que o seu público está.
Nesse caso, vale a pena investir em site mobile, marketing de conteúdo, experiência do usuário (UX), SEO e em todas as ferramentas disponíveis para vencer a concorrência e se destacar. Mas lembre-se que também é preciso utilizar os meios virtuais como ferramentas excelentes de comunicação e proximidade com os seus clientes, tornando a experiência ainda melhor.
2: Saiba trabalhar sua identidade visual
Se você quer que o cliente identifique, se lembre rapidamente de você e associe essa lembrança a uma boa experiência, então você precisa saber trabalhar a identidade visual do seu negócio.
Além de conhecimento técnico, pesquisa e estudo – que você pode contratar uma empresa para esse serviço –, fique atento às demandas do mercado e as tendências para criar uma identidade visual que o seu público sempre vá se identificar.
3: Treine a sua equipe e monte um guia de atendimento
Essa é uma dica mais que fundamental para você ter sucesso no quesito boa experiência de compras.
Todos os colaboradores da sua empresa precisam estar envolvidos nesse processo e precisam saber encantar os clientes. Mas como?
Ouvindo, criando proximidade e transmitindo ao cliente a sensação de que a empresa realmente se importa com ele e se importa em fazer com que ele se sinta acolhido e à vontade. E por mais que erros aconteçam, é preciso saber lidar com essas situações e contornar momentos de crise de forma inteligente e inovadora.
Uma dica prática é você criar um guia de atendimento ao cliente para que toda equipe saiba se portar de acordo com a missão, a visão e os valores da empresa, bem como oferecer um suporte técnico e uma verdadeira ajuda em situações complicadas e que precisam de atenção.
4: Cuide bem do processo de entrega dos produtos e serviços
Pode parecer meio óbvia essa dica, mas são tantas funções a serem desempenhadas dentro de uma empresa que muitas vezes ela peca nesse quesito: a entrega dos produtos.
Então, dê uma atenção especial a essa etapa e aproveite para encantar os seus clientes. Algumas sugestões:
- Mude de transportadora, caso o número de reclamações nesse sentido seja alto.
- Cuidado com a embalagem dos produtos. Elas devem conter a identidade visual da marca e os produtos devem estar muito bem condicionados dentro dela.
- Vale a pena colocar algum brinde simples, como amostras de outros produtos, um cupom de desconto para próximas compras, uma carta escrita à mão agradecendo pela compra, etc. O segredo é conhecer a fundo o seu público para saber o que o encantaria.
- Se o seu negócio envolve o setor de delivery, preze por meios de transporte em que os produtos estejam sempre seguros e na temperatura ideal, levando em consideração o tempo de deslocamento do seu colaborador.
5. Peça os dados dos seus clientes no momento do pagamento
É preciso conhecer o cliente, seus padrões e comportamentos para trazer melhorias. Por isso, os dados são tão valiosos, além de serem a base para qualquer projeto de melhoria de experiência do cliente em qualquer segmento. “Para varejistas posicionados no segmento de alto padrão, a experiência deve ser paga com dinheiro e com dados. Já para os segmentos de varejo em que o consumidor é sensível à variação de preço, o indicado é não repassar o custo dessa experiência ao cliente de forma financeira, apenas por meio da coleta de dados. De qualquer forma, ao oferecer uma melhor experiência, a consequência é o aumento no consumo, tornando os investimentos em tecnologia possíveis”, finaliza Christian.